trojan-malware-cavalo-de-troia.jpg

Brasil, 4º país mais atacado por malware financeiro em 2019

Relatório da Kaspersky mostra que 774 mil usuários foram atacados por trojans bancários, sendo 35% do setor corporativo
Da Redação
27/05/2020

A Kaspersky publicou nesta manhã sua mais nova análise do panorama de ameaças financeiras, cobrindo o ano de 2019. Os dados coletados pela rede da empresa indicam que 774 mil usuários foram atacados por trojans bancários. Desse total, 35% eram do setor corporativo. A Rússia manteve sua posição como país mais atacado em 2019, respondendo por mais de 30% dos usuários atacados por malware bancário no mundo. Em seguida, estão Alemanha (com mais de 7%), China (mais de 3%) e Brasil (3%). Outro país da região que aparece no top10 deste ranking é o México (3%) – 6ª posição global.

Nas estatísticas das marcas usadas como iscas para phishing nas máquinas com Windows, as lojas Americanas aparecem em 5o lugar; nos Macs, aparecem em 7o lugar. O primeiro lugar nas duas plataformas é da Apple.

O relatório diz que os ataques desse tipo contra usuários corporativos tiveram aumento de 25% em relação ao ano anterior – média de crescimento que se mantém constante no último triênio. Segundo os especialistas da empresa, “há uma razão simples: além de permitir o acesso a contas de pagamentos ou bancárias, os ataques ao setor B2B, por meio do comprometimento dos funcionários, também podem afetar os recursos financeiros das empresas”.

Veja isso
Descoberto spear-phishing que não exige conexão para invadir
Zoom é usado em domínios falsos para ataques de phishing

“Embora o número total de malware bancário tenha diminuído em 2019, o crescente interesse por credenciais de usuários corporativos indica que as ameaças financeiras não deram trégua. Portanto, pedimos cuidado ao realizar operações financeiras online. Apesar do atual pico de trabalho remoto durante a pandemia do coronavírus, é especialmente importante não subestimar a ganância dos cibercriminosos”, alerta Oleg Kupreev, analista de segurança da Kaspersky.

Outras conclusões do relatório

Phishing

  • A participação do phishing financeiro aumentou de 45% para 51% em relação ao total de ataques dessa modalidade em 2019
  • Quase um terço dos bloqueios em acesso a páginas de phishing nos produtos da Kaspersky envolveu phishing bancário (27%)
  • Quase 17% dos ataques de phishing usavam marcas de sistemas de pagamento. Já os direcionados a lojas online corresponderam a 7,5% do total. Os índices foram similares aos de 2018
  • A parcela de phishing financeiro encontrada em usuários de Mac foi 54%, leve queda em relação ao levantamento anterior

Malware bancário (Windows)

  • Em 2019, 774 mil usuários tiveram tentativas de ataques de banker bloqueados. O número foi menor que o do ano anterior, com 890 mil usuários com tentativas de ataques nessa categoria.
  • 35% dos usuários que tiveram tentativas de ataques por malware bancário eram corporativos, aumento de 24% com relação a 2018.

Malware bancário (Android)

  • Em 2019, o número de usuários Android que receberam tentativas de ataques de malware bancários diminuiu para pouco mais de 675 mil. Em 2018, foram quase 1,8 milhão.

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)