Segundo uma pesquisa realizada pela Check Point¹, no segundo trimestre de 2024 houve um aumento de 30% nos ataques cibernéticos em comparação com o ano anterior, representando 1.636 ataques por organização por semana. A América Latina foi uma das regiões em que o número mais cresceu, 53%.
Esse cenário mostra que, por mais que a área de Segurança da Informação conte com diversas abordagens, estratégias, técnicas e ferramentas para proteger uma organização ou ativo, é preciso contar com um plano abrangente e eficiente para conseguir antecipar-se aos criminosos.
Segurança Defensiva e Segurança Ofensiva
Existem dois conceitos importantíssimos na construção de um plano de segurança.
A Segurança Defensiva é caracterizada por um comportamento reativo por design, ou seja, ela identifica, bloqueia e responde ataques no momento em que eles estão acontecendo. É o caso dos antivírus e firewalls, por exemplo.
Mas por mais que esse seja um pilar importante e fundamental, ele não pode atuar sozinho.
A Segurança Ofensiva deve andar lado a lado, senão à frente, com as medidas defensivas. Também chamada de OffSec, ela abrange as ações executadas de forma ativa para identificar e corrigir vulnerabilidades antes que elas sejam exploradas em situações reais.
Dessa forma, a organização reduz as chances de um ataque cibernético ou vazamentos de dados, diminuindo também a probabilidade de sofrer graves perdas financeiras, e implementando táticas e ferramentas que irão impedir, ou pelo menos retardar, a ação de hackers.
Programa de Segurança Ofensiva
Um Programa de Segurança Ofensiva consiste em um esquema que envolve o uso de diversas técnicas ofensivas para identificar e eliminar vulnerabilidades que podem ameaçar a organização, buscando por fraquezas e testando a resistência da infraestrutura, antecipando possíveis ataques.
Algumas dessas técnicas são:
- Pentests
- Análise de Vulnerabilidades
- Inteligência de Ameaças
- Code Review
- Engenharia Social
- E várias outras.
Dessa forma, cria-se uma estratégia composta por várias camadas, aumentando os níveis de proteção.
Observe, na imagem abaixo, o Programa de Segurança Ofensiva oferecido pela Vantico, composto por 8 ferramentas de identificação, análise e prevenção de vulnerabilidades:
Ou seja, são 8 camadas que irão ajudar a impedir que uma brecha seja explorada por agentes maliciosos. Cada uma delas atua de uma forma, com diferentes mecanismos, focos e níveis de aprofundamento.
Cultura de Segurança
Com um Programa de Segurança Ofensiva, é importante também criar uma Cultura de Segurança (Security First) dentro da organização, ou seja, criar em todos os membros da equipe a consciência a respeito das práticas seguras e das possíveis ameaças, com treinamentos e simulações frequentes.
Assim, o programa torna-se mais eficaz, compondo um ciclo contínuo de segurança.
Como Construir um Programa de Segurança Ofensiva com a Vantico
A Vantico entende a importância da construção de um Programa de Segurança Ofensivo robusto. Por isso, além de oferecer uma ampla variedade de serviços em segurança cibernética, nós prezamos também pela flexibilidade e autonomia.
Com a Vantico, você contrata um plano de créditos, podendo utilizá-los como, quando e onde precisar, sem ficar atrelado a um único serviço ou projeto.
Dessa forma, é possível distribuir os créditos entre as camadas que você deseja adicionar ao seu Programa de Segurança Ofensiva.
Quer conhecer nossa plataforma mais a fundo? Confira o vídeo:
Conheça a Vantico
Os ataques cibernéticos estão crescendo diariamente e as empresas precisam proteger seus sistemas e dados mais do que nunca. A Vantico acredita em uma maneira mais eficiente de lidar com a segurança cibernética.
Somos pioneiros no mercado de Pentest as a Service (PtaaS) no Brasil, ao combinar uma plataforma SaaS com especialistas altamente qualificados, além de oferecer uma ampla variedade de serviços em Segurança Ofensiva.
Clique aqui para acessar nosso site e saiba mais.
Sobre o autor
Kaique Bonato é CEO da Vantico. Com ampla experiência no setor de tecnologia e segurança da informação, fundou a empresa em 2021, com o objetivo de promover o acesso à cibersegurança de qualidade no Brasil.
¹Check Point Research Reports Highest Increase of Global Cyber Attacks seen in last two years