Robôs e usuários falsos representaram 35,7% de todos os supostos compradores online da última Black Friday, afirma um estudo da empresa de segurança cibernética CHEQ. A empresa estima que os prejuízos causados por esse tráfego aos negócios podem ultrapassar US$ 1,2 bilhão, já que os gastos do varejo somaram perto de US$ 6 bilhões em marketing, além da exposição a fraudes financeiras, dados distorcidos e perda de receita.
Entre as formas de tráfego falso descobertas pela CHEQ estavam scrapers e crawlers maliciosos, botnets sofisticados, contas falsas, click farms e usuários proxy, bem como uma série de usuários ilegítimos cometendo fraudes relacionadas ao comércio eletrônico. O estudo foi conduzido em um pool de mais de 42.000 sites na América do Norte , Europa e Ásia , aplicando centenas de testes de segurança cibernética a cada visitante do site para determinar sua autenticidade.
Os sites de comércio eletrônico foram considerados particularmente vulneráveis, com alta exposição a ataques de cartões, fraude de estorno, violações de dados, inscrições falsas e outros tipos de atividades perturbadoras.
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“O tráfego de sites falsos é um problema o ano todo, mas nesta Black Friday vimos um aumento acentuado no setor de varejo online”, disse Guy Tytuniovich, CEO da CHEQ. “Isso não é uma grande surpresa para nós, dado o aumento da atividade de comércio eletrônico, uma tendência acelerada pela pandemia global. Em última análise, o crime cibernético segue o dinheiro, especialmente em setores onde a atividade comercial está em ascensão.”
Com informações da assessoria de imprensa