[ 240,017 page views, 116,787 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 5.966 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Botnet pega roteadores desatualizados TP-Link

Milhares de roteadores TP-Link Archer vulneráveis, acessíveis pela Internet, foram alvos de uma nova botnet, afirma a empresa de segurança Cato . Os roteadores contêm uma vulnerabilidade designada como CVE-2023-1389. A vulnerabilidade permite injeção de comando remoto via interface web. Então é possível que invasores instalem malware no dispositivo.

A vulnerabilidade foi usada anteriormente por uma variante do Mirai e pelo malware Condi. Ambas as amostras de malware transformam roteadores infectados em parte de uma botnet que realiza ataques DDoS. Desde abril de 2023, atualizações de firmware da TP-Link para a vulnerabilidade estão disponíveis. A empresa de segurança Cato diz ter descoberto uma nova botnet chamada Ballista que explora a mesma vulnerabilidade.

Com base em uma varredura online realizada pela empresa de segurança Censys, os pesquisadores dizem que ainda há mais de seis mil roteadores vulneráveis ​​na Internet. Assim como as outras duas botnets, a botnet Cato também usa roteadores comprometidos para procurar outros dispositivos vulneráveis ​​e lançar ataques DDoS.