O grupo de ransomware ALPHV/BlackCat, que está por trás de alguns dos maiores ataques cibernéticos em 2023, assumiu a autoria do ciberataque à Fidelity National Financial (FNF), uma das maiores seguradoras de títulos e custódia imobiliários da América do Norte. A empresa que fornece de seguro de títulos a empresas da lista Fortune 500 para vendas de propriedades reconheceu o ataque em documentos regulatórios enviados em 21 de novembro à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA.
Em 22 de novembro, a gangue do ALPHV/BlackCat assumiu a autoria da invasão, publicando uma longa crítica contra a empresa por contratar atendentes a incidentes. O grupo alegou que a equipe de resposta era da unidade Mandiant, do Google.
O incidente deixou os proprietários de imóveis que têm hipotecas e aqueles que estão comprando imóveis com a FNF ou uma de suas muitas subsidiárias ficaram confusos e preocupados, sem saber exatamente o que está acontecendo ou o que fazer. “Sinto que estou dando a volta. Eu nem sei onde está meu dinheiro”, disse uma mulher ao TechCrunch. Ela disse ao site que vendeu uma casa em Illinois por US$ 397 mil usando IPX 1031, um intermediário de propriedade da FNF. A mulher, que pediu para não ser identificada, disse que tem tentado ligar para o IPX 1031, mas não consegue falar com ninguém.
Uma ligação feita na segunda-feira, 27, para o escritório corporativo da FNF foi recebida com uma mensagem automática dizendo que a recepcionista estava ocupada. Ligações para o mesmo número na quarta-feira, 29, retornaram a mesma mensagem automática.
Veja isso
BlackCat invade armazenamento do Azure com criptografador
Gangue BlackCat assume autoria de hack à rede da japonesa Seiko
O site da FNF estava fora do ar nesta quinta-feira, 30, até o momento desta publicação, conforme constatou o CISO Advisor.
Até o momento, a FNF pouco se pronunciou sobre o incidente. Em um documento regulatório à SEC, onde anunciou a violação, a FNF disse: “Bloqueamos o acesso a alguns de nossos sistemas, o que resultou em interrupções em nossos negócios. Por exemplo, os serviços que fornecemos para seguro de títulos, caução e outros serviços relacionados a títulos, serviços de transação hipotecária e tecnologia para os setores imobiliário e hipotecário foram afetados por essas medidas”.
Para ter acesso ao documento regulatório enviado à SEC pela FNF, em inglês, clique aqui.