O Banco Central (BC) divulgou na segunda-feira, 18, que mais de 46 mil chaves Pix de clientes da Fidúcia vazaram na internet. A empresa é uma sociedade de crédito voltada ao microempreendedor e a empresas de pequeno porte limitada.
Esta foi a sexta vez que ocorre um vazamento de chaves Pix desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020. A última havia sido em setembro do ano passado, quando 238 chaves Pix da Phi Pagamentos foram expostas.
Segundo o Banco Central, o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais nos sistemas da Fidúcia. A exposição, informou o BC, ocorreu, entre 1º de janeiro e 22 de fevereiro deste ano, em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados como saldos, senhas e extratos não foram expostos, segundo o BC.
Veja isso
Banco Central cria medidas adicionais de segurança para o Pix
BC confirma novo vazamento de mais de 2 mil chaves Pix
Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.
Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.