[ 240,017 page views, 116,787 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 5.966 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar
Image by analogicus from Pixabay

Banco Neon reconhece vazamento de dados

O Banco Neon reconheceu ontem para o portal Tecmundo que um cibercriminoso se apropriou de dados de clientes. Uma reportagem publicada no portal informou que numa publicação em um fórum frequentado por cibercriminosos um usuário chamado “banconeon” fez um post intitulado “How much is 30 million data from a brazilian bank worth?” (quanto valem 30 milhões de dados de um banco brasileiro). Segundo o editor-chefe do portal, Felipe Payão, “o vazamento traz informações sensíveis de 30.825.019 milhões de clientes e dados como nome completo, sexo, email, CEP, CPF, CPNJ, telefone, celular, profissão, nome da mãe, renda, saldo, situação na Receita Federal, perfil de conta, número da conta, fotos (selfies) e imagens de documentos”.

Leia também
Cibersegurança atual está condenada diz Fórum Mundial
HaveIBeenPwned já tem concorrente: o DataBreach

A publicação foi feita ontem à noite e já foi removida. Também foi removido o usuário “banconeon”. O banco enviou ao portal a seguinte nota: “A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, os quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações. Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação das autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados. A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa“.

Hoje o Tecmundo publicou outra reportagem contendo uma entrevista de Payão com o hacker que fez o post. Ele afirmou que sua motivação foi “a insatisfação por não ser reconhecido financeiramente por achar bugs” e que “entrei em contato com o Neon antes de ontem (10), falei com diretoria e tudo mais, eles preferiram o caminho mais difícil, aliás, os únicos dados que estão expostos nesse momento, foram os exemplos e os do vídeo que eu postei… Esses dados não estão à venda para terceiros, eu entrego apenas para duas pessoas, o banco ou o cliente. Eu investi tempo, dinheiro e intelecto nesse projeto. Fechei com o Neon à 5 BTC, eles confirmaram que iriam pagar ontem e nada! É tratar com pessoas sem compromisso e sem palavra”.