Banco da Flórida anunciado como vítima do Lockbit

Apesar do nome, trata-se de um banco regional, com sede em Tampa, Flórida, e que tem mais dois escritórios
Da Redação
17/01/2022

Os operadores do ransomware Lockbit 2.0 anunciaram ontem o Banco Central da Flórida como vítima. Apesar do nome, trata-se de um banco regional, com sede em Tampa, Flórida, e que tem mais dois escritórios, sendo um em St. Augustine e outro em Winter Park. O grupo que opera o Lockbit ransomware já fez várias vítimas no Brasil, entre as quais a Atento e a Benner Sistemas.

O anúncio do Banco Central da Flórida como vítima foi feito ontem. Os cibercriminosos deram 24 horas para obterem o resgate e fornecerem a chave de decodificação dos sistemas. O prazo se esgota por volta das 20h de hoje. O anúncio do ataque feito pelos criminosos contem um link para um supopsto download de arquivos mas o link está vazio. Até o momento não há vazamento de arquivos.

Veja isso
Benner Sistemas é vítima do ransomware Lockbit 2.0
Lockbit vaza dados da Benner; download está bloqueado

O Central Bank abriu oficialmente em fevereiro de 2007 em Tampa. Ele é um banco independente da Flórida com serviço completo, especializado em atender às necessidades bancárias de indivíduos e pequenas empresas. A instituição opera com Mobile Banking, com Mobile Bill Pay e Mobile Deposit, Serviços de gerenciamento de caixa, como depósito remoto e transferências online.

O LockBit 2.0 é uma variante do ransomware original LockBit. Ele foi projetado para criptografar dados e exigir resgates para o fornecimento da chave, tornando os arquivos inúteis. Durante o processo de criptografia, os arquivos afetados são renomeados com a extensão ” .lockbit “. Assim, um arquivo chamado ” 1.jpg ” será renomeado como ” 1.jpg.lockbit “. Após a conclusão desse processo, as notas de resgate são criadas para exibição no wallpaper da área de trabalho, numa janela pop-up (” LockBit_Ransomware.hta “) e num arquivo de texto gravado no diretório-raiz do disco com o nome de ” Restore-My-Files.txt “.

Compartilhar:

Últimas Notícias