BC da Zâmbia responde ataque hacker com foto pornô

Banco enviou aos operadores do ransomware Hive foto de genitália masculina como resposta ao pedido de resgate de dados
Da Redação
19/05/2022

O envio de uma foto de genitália masculina de etnia negra aos operadores do ransomware Hive encerrou a troca de mensagens entre especialistas do Banco Central da Zâmbia e os cibercriminosos que atacaram a instituição. Ao deixar claro que não iria pagar resgate, o Banco comunicou o incidente ao mercado no dia 13 de Maio. A foto enviada aos cibercriminosos incluiu uma frase insinuando o que eles poderiam fazer com a genitália fotografada.

Veja isso
Ransomware Conti atinge o Banco Central da Indonésia
Banco Central da Nova Zelândia comunica violação de dados

A instituição não divulgou detalhes do ataque cibernético, mas os operadores do ransomware Hive alegaram ter criptografado um dispositivo NAS (Network Attached Storage) do banco. Uma nota da agência Bloomberg informou que segundo o diretor técnico do banco alguns dados de teste podem ter vazado, mas que os sistemas principais do banco estavam protegidos.

O comunicado do banco diz:

O Banco da Zâmbia deseja informar ao público que sofreu uma interrupção parcial em algumas de suas aplicações de Tecnologia da Informação (TI) na segunda-feira, 9 de maio de 2022.

A interrupção, que afetou alguns sistemas do Banco, como o Bureau De Change Monitoring System e o site, originou-se de uma suspeita de incidente de segurança cibernética. Desejamos informar que esses sistemas foram totalmente restaurados.

Alertamos todos os interessados, especialmente aqueles do setor financeiro, para que fiquem vigilantes porque este pode não ser um incidente isolado”

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)