A Avast tem planos para ampliar no mundo inteiro o seu apoio às universidades e instituições. Em especial aquelas que oferecem plataformas de cursos online com foco em tecnologia para usuários. No Brasil, ela anunciou parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), instituição de pesquisa independente, para oferecer cursos online gratuitos de privacidade e segurança na internet. O objetivo da Avast é apoiar iniciativas de disseminação de conhecimento na área, por meio de plataformas online de cursos de tecnologia acessíveis aos usuários e mantidas por instituições reconhecidas.
O curso “Privacidade e Segurança Online” do ITS Rio, que inicia no próximo dia 21 e encerra no dia 30/8, contempla quatro aulas online. Uma delas será ministrada pelos executivos da Avast, Ondrej Vlcek, Vice-Presidente Executivo e CTO; e André Munhoz, Country Manager no Brasil, sobre ataques de engenharia social. Já as demais aulas serão apresentadas por outros especialistas de peso do mercado.
A Avast mostrará como os ataques de engenharia social se tornaram o meio mais popular para cometer crimes no mundo digital. Os ataques de vírus mudaram bastante desde a década de 90, quando os primeiros casos tinham como alvo apenas o computador da vítima, deixando o dispositivo inacessível. Hoje, miram o roubo da identidade e dinheiro da vítima, o acesso a dados privados, espionagem e outros. O que não mudou foi o método dos cibercriminosos, quase sempre baseado em engenharia social que divulga falsas mensagens para enganar usuários e induzi-los a clicar em links maliciosos. “É importante entender a psicologia por trás dessa prática e mostrar às pessoas porque, mesmo após tantos anos, essa prática se mantém mais atual do que nunca”, disse André Munhoz, Country Manager da Avast no Brasil.
“À medida que as interações online crescem entre as pessoas, o governo e empresas, a privacidade e segurança de dados estão entre os maiores desafios. Nosso principal objetivo é mostrar como é possível recuperar o controle de dados pessoais, na teoria e na prática, enfatizando a relevância da privacidade como um direito fundamental aos usuários”, disse Munhoz. “Queremos ampliar esse tipo de iniciativa no mercado brasileiro, estreitando parcerias com universidades e instituições que mantêm plataformas online dedicadas à disseminação de conhecimento na área de tecnologia, de forma acessível às pessoas”, completou.
O curso será ao vivo, via plataforma interativa do ITS Rio. As aulas ficam gravadas para consulta posterior dos participantes que, ao final do curso, recebem certificado. As vagas são limitadas. Para mais informações, basta acessar: https://itsrio.org/pt/cursos/privacidade-e-seguranca-online/