As autoridades financeiras de Singapura conseguiram recuperar um total de US$ 42,3 milhões roubados por cibercriminosos num golpe de business e-mail compromise (BEC). A recuperação contou com um mecanismo de suspensão de pagamento desenvolvido pela Interpol. A vítima foi uma empresa do ramo de commodities de Singapura: em 15 de julho, a empresa recebeu um e-mail como sendo de um fornecedor, solicitando que um pagamento pendente fosse enviado para uma nova conta bancária sediada em Timor Leste. O e-mail, no entanto, veio de uma conta fraudulenta com grafia ligeiramente diferente do endereço de e-mail oficial do fornecedor.
Sem saber, a empresa transferiu US$ 42,3 milhões para o falso fornecedor em 19 de julho, só descobrindo o crime quatro dias depois, quando o fornecedor verdadeiro disse que não havia recebido o pagamento.
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A Interpol disse em um comunicado à imprensa que o incidente foi informado à polícia no dia 23 de Julho de 2024: “Ao receber o relatório policial, a Força Policial de Singapura rapidamente solicitou assistência das autoridades em Timor Leste por meio do mecanismo Global Rapid Intervention of Payments (I-GRIP) da INTERPOL. O I-GRIP usa a rede policial de 196 países da organização policial global para acelerar solicitações de assistência em casos de crimes financeiros. Em 25 de julho, o Centro Anti-Golpe da SPF recebeu a confirmação de que US$ 39 milhões foram detectados e retidos da conta bancária do fornecedor falso em Timor Leste. Além disso, as autoridades de Timor Leste prenderam um total de sete suspeitos em relação ao golpe por meio de investigações de acompanhamento, levando à recuperação adicional de mais de US$ 2 milhões.”
Isaac Oginni, Diretor do Centro de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros (IFCACC) da INTERPOL, disse: “A velocidade é crucial para interceptar com sucesso os lucros de golpes online, com a polícia, unidades de inteligência financeira e bancos cooperando em várias jurisdições em uma corrida contra o tempo. A cooperação entre as autoridades de Singapura e Timor-Leste neste caso foi exemplar e demonstra como a ação rápida por meio da INTERPOL pode ajudar a recuperar fundos retirados das vítimas de fraude e identificar os perpetradores.”