Atualização de software pode ter colocado BB offline

Os serviços se tornaram instáveis e eventualmente inacessíveis depois das 14h50 conforme indicado pelo site downdetector.com.br
Da Redação
27/08/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Uma atualização de firmware de mainframes é uma das possíveis causas que impediram o acesso dos clientes aos serviços do Banco do Brasil entre a tarde e a noite de ontem 27 de agosto. Os serviços já foram restabelecidos e estão operacionais nesta manhã de 28 de agosto de 2021. Uma fonte consultada pelo CISO Advisor explicou que pode ter havido problemas na atualização de software. Alguns tipos de atualização, incluindo certos tipos de firmwares, segundo a fonte, só podem ser feitas com o sistema em operação. A suspeita das fontes consultadas é reforçada pelo fato de o problema ter ocorrido após o encerramento do expediente das agências.

Os serviços de DNS respondiam, o site do banco respondia aos browsers mas não abria a página inicial até o momento de atualização deste texto às 19h55 de 27/08/2021. Era possível abrir a página de login das contas com acesso ao seu endereço mas não era possível naquele momento acessar qualquer conta.

Veja isso
Linkedin uma hora fora do ar; 20 mil notificações de down por minuto
Nova atualização do Windows 10 remove de vez o Flash Player

Os serviços se tornaram instáveis e eventualmente inacessíveis depois das 14h50 conforme indicado pelo site downdetector.com.br. O problema afetou os 54 milhões de clientes do Banco. Segundo a Agência Brasil, em manifestações nas redes sociais na tarde da sexta-feira (27), usuários do banco relataram que os serviços estavam fora do ar.

Procurada pela Agência Brasil, a assessoria do confirmou o problema e disse que trabalha para restabelecer o acesso. “O BB confirma inconsistência em seus sistemas na tarde desta sexta-feira, 27, e trabalha para restabelecer a normalidade”. Ainda segundo a empresa, não se trata de ataque hacker.

A instabilidade afeta operações a partir de computadores. o site, o aplicativo, os cartões de crédito e de débito, o sistema de atendimento e até as operações em caixas eletrônicos, além de operações pelo PIX.

De acordo com a plataforma DownDetector, que monitora quedas de serviços online em tempo real, os problemas com o BB começaram a ser reportados por volta das 14h40 e atingiram mais de 3 mil reclamações. A maioria das reclamações são de dificuldade de acesso à conta, com 39% de notificações, seguida por inconsistência no site do banco (38%) e pelas operações por celular (22%).

Relatos nas redes sociais mostraram que os correntistas não conseguiam entrar no aplicativo nem no site. Além disso, pagamentos com cartões de crédito e de débito foram paralisados. Clientes também relataram dificuldades em sacar dinheiro em caixas eletrônicos e até em fazer operações nas agências. As linhas telefônicas das centrais de atendimento ficaram congestionadas.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest