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Atento confirma ataque; há problemas na operação

Da Redação
18/10/2021

A empresa Atento, especializada em business process outsourcing, apareceu doze horas atrás entre as vítimas de operadores do ransomware Lockbit 2.0. Fontes nos grupos de mensagens de segurança da informação informaram que seis bancos, dois deles na lista dos maiores bancos brasileiros, suspenderam as conexões que mantinham com os sistemas da Atento. Pelo formulário de contato, o CISO Advisor solicitou informações para a assessoria de imprensa da Atento mas ainda não as recebeu.

Há informações e que a empresa já teria enviado na noite de ontem um comunicado aos clientes, confirmando que houve um incidente pela manhã. O comunicado diz que foi detectado “um ataque de cibersegurança contra os seus sistemas no Brasil e implementou imediatamente todos os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter e avaliar a ameaça”. O comunicado acrescenta não haver nenhuma evidência de ter havido vazamento de dados de clientes. Apesar disso, muitas operações teriam sido suspensas para evitar maiores riscos. “Continuamos trabalhando para restaurar o serviço aos nossos clientes, o mais rápido possível”, acrescentou a empresa no texto.

Desde a manhã de domingo havia rumores de que a empresa estava enfrentando dificuldades na operação de seus sistemas no Brasil, inclusive com prejuízos para posições de atendimento. Fontes ligadas à operação informaram em grupos de mensagens que houve de fato problemas na execução de aplicações, no acesso a recursos pela Internet, prejuízo nas posições de atendimento e reconhecimento de incidente cujo mapeamento estava em andamento na manhã de ontem.

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Imagem: CISO Advisor

Coincidência ou não, no dia 24 de setembro um ataque do ransomware atingiu na Espanha a empresa de call centers GSS, divisão espanhola e da América Latina da italiana Covisian, maior provedor de serviços de call center da Europa. Segundo informações da mídia espanhola, foram prejudicados também os serviços das empresas de telecomunicações Vodafone, MasMovil, além da Canal de Isabel II, empresa que fornece água para Madrid. Foi prejudicado também o serviço em empresas privadas, incluindo estações de TV.

Esse ataque teria sido feito pelos operadores do ransomware Conti.

A Atento, segundo a Wikipedia, é uma empresa multinacional de contact center que pertence ao fundo de capital de risco Bain Capital. Ela tem cerca de 400 clientes, 150 mil funcionários e foi fundada em 1999 pelo grupo Telefónica e vendida em 2012. Está presente na Espanha (a matriz), Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Marrocos, Brasil, México, Peru, Porto Rico e Venezuela.

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