Atentado em Viena leva UE a banir criptografia de ponta a ponta

O documento base desse assunto tem o título de “Security through encryption and security despite encryption”
Da Redação
10/11/2020

O Conselho de Ministros da UE está discutindo formas de obrigar as operadoras de plataformas como WhatsApp, Signal e outras a criar chaves mestras para monitorar chats e mensagens com criptografia ponta a ponta. O motivo desta resolução foi o ataque terrorista em Viena. O documento base desse assunto tem o título de “Security through encryption and security despite encryption”.

A decisão já passou pelos estágios necessários de aprovação e pode ser feita em videoconferência dos ministros do Interior e da Justiça da UE no início de dezembro deste ano. Além disso, o Presidente do Conselho da UE, Charles Michel, pretende visitar Viena para conversações com o primeiro ministro da Áustria, Sebastian Kurz.

Veja isto
Criptografia com backdoor, propõe projeto de lei nos EUA
Cryptojacking pegou 81 mil roteadores no Brasil

No dia 19 de novembro, a decisão poderá ser aprovada no grupo de trabalho do Conselho de Cooperação em matéria de Segurança Nacional, e no dia 25 de novembro está prevista a sua apresentação ao Conselho de Representantes Permanentes dos Estados-Membros da UE. Após a adoção do projeto, deverá ser publicada uma ordem do Conselho de Ministros da Comissão da UE sobre o desenvolvimento de um regulamento sobre o assunto.

Nos EUA, em fevereiro deste ano, a senadora Lindsey Graham apresentou um projeto de lei para a proteção de crianças na web, permitindo que os órgãos de segurança pública e de tecnologia trabalhem juntos, o que significa no mínimo questionar a criptografia usada em aplicativos.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)