[ 161,299 page views, 63,350 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 6.113 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Ataques de negação de serviço vêm colocando a telefonia em risco

O FBI publicou na semana passada um alerta nacional nos EUA contendo medidas para ajudar na mitigação do impacto de ataques de negação de serviço de telefonia (TDoS). Esses ataques podem afetar a disponibilidade e dos call centers, com risco elevado para os de serviços públicos como bombeiros, polícia e socorro médico.

Segundo o FBI, “os ataques TDoS representam uma ameaça genuína à segurança pública, especialmente se usados ​​em conjunto com um ataque físico, evitando que os chamadores possam solicitar o serviço. O público pode se proteger caso o 911 não esteja disponível, identificando antecipadamente os números de telefone não emergenciais e formas alternativas de solicitar serviços de emergência em sua área”.

Veja isso
Servidores de telefonia IP vulneráveis ao Shellshock Bash
Hezbollah atacou operadoras de telecomunicações em todo o mundo

Os ataques TDoS, alerta o FBI, evoluíram de manuais para automatizados: “Ataques manuais de TDoS usam redes sociais para encorajar os indivíduos a inundar um número específico com uma campanha de ligações. Um ataque TDoS automatizado usa aplicativos de software para fazer dezenas ou centenas de chamadas, simultaneamente ou em rápida sucessão, para incluir Voice Over Internet Protocol (VOIP) e Session Initiation Protocol (SIP). Números e atributos de chamada podem ser facilmente falsificados, dificultando a diferenciação entre chamadas legítimas e maliciosas”.

Os ataques TDoS podem ter sua origem em hacktivismo, ganho financeiro ou assédio, acrescenta o FBI: “Os hacktivistas podem usar a exploração da rede de computadores para promover suas causas políticas ou sociais. Atores mal-intencionados podem iniciar um ataque TDoS a fim de extorquir municípios para ganho financeiro. Atores mal-intencionados também podem usar ataques TDoS para assediar centrais de atendimento e distrair operadores, independentemente dos efeitos prejudiciais. Esses ataques podem ser acompanhados por mensagens em plataformas de mídia social para aumentar a gravidade”.

Com agências internacionais