Ataque suspende operações da rede MercadoCar

Da Redação
08/04/2022

A rede de lojas de autopeças MercadoCar, que tem sede e operação na região metropolitana de São Paulo, amanhece com suas lojas fechadas segundo um breve comunicado breve no site da empresa. O comunicado informa que houve um ataque cibernético e que por causa disso as lojas estão temporariamente fechadas, sem outros detalhes.

A MercadoCar é um dos maiores varejistas de autopeças do Brasil. Opera com nove lojas, onde atende vendas no varejo e alguns serviços como troca de óleo, por exemplo, além do seu departamento de vendas por telefone e dois centros de distribuição. Seu faturamento em 2018, ao inaugurar a sétima loja (Santo André), ultrapassava R$ 1 bilhão.

Analisando esse incidente, o especialista Caíque Barqueta, consultor em segurança cibernética e perito em Computer Forensics, fez o seguinte comentário:

“O ataque cibernético que anda causando diversos problemas é empregado por meio do uso de ransomwares, ou seja, malwares do tipo ransomware, que acabam por criptografar arquivos importantes para o funcionamento de todo o ambiente laboral, inclusive sistemas utilizados por esta empresa, e informações confidenciais. Durante o ataque, pode ainda ocorrer a exfiltração dos dados, ou seja, antes de criptografar, estes grupos ou famílias de ransomware realizam a exfiltração dos dados para posteriormente fazer a extorsão com o pagamento em moedas virtuais, para não realizarem a publicação dos dados em toda rede mundial da internet”.

Veja isso
Setores mais visados: finanças, varejo, concessionárias
Malware parou 4 fábricas em São Paulo

Fundada em 1971, a rede comercializa aproximadamente 130 mil itens e tem um público que nos fins de semana se aproxima de 50 mil pessoas.

A empresa tem feito investimento em redes e para atender seu home office: ela é citada como case de sucesso da empresa Network Consult, parceira da Aruba Networks (HP Enterprise), que em fevereiro de 2022 divulgou um press release sobre o assunto com o título “MercadoCar atualiza rede wireless com solução plug & play para PMEs e home office”.

O CISO Advisor não conseguiu contato com a MercadoCar.

Compartilhar: