Network-Secure Campanha 01 Desktop Entrada: 22062022 21h52m
businessman-6123037_1920-e1634836172337.jpg

Ataque prejudica transporte urbano de Curitiba

Ataque tirou do ar o site da Urbs, empresa que administra o transporte público da cidade, e prejudica recargas de bilhete
Da Redação
08/03/2022

Um ataque cibernético ocorrido no dia 2 de março, quarta-feira da semana passada, foi apontado pela Prefeitura de Curitiba como a causa dos problemas que ocorreram na tarde hoje com o sistema de transporte público da cidade. Durante parte da tarde não funcionou o site da Urbs, Urbanização de Curitiba S.A., a empresa de economia mista que administra equipamentos e espaços públicos, além do sistema de transporte. Além disso, houve muitas queixas em relação ao sistema de recarga dos cartões de transporte, feitas principalmente pelos estudantes que precisavam fazer ou atualizar seus passes escolares e pagar meia passagem.

Veja isso
Logística e transportes, novos alvos na dark web
Brasil tem 77% mais ataques em 2021 do que em 2020

No ataque ocorrido dia 2 de março, a empresa explicou que o site ficou instável mas que o sistema de bilhetagem eletrônica estava funcionando normalmente. Coincidência ou não, na véspera, na terça-feira dia 1º de março a tarifa do transporte público foi reajustada em 22%, passando de R$ 4,50 para R$ 5,50. Como o site está fora do ar, os usuários do transporte público não puderam sequer fazer agendamento para atendimento presencial na Urbs.

Assinatura de LulzSecMx numa URL da Urbs

O pesquisador de segurança Rodrigo D’ Afonseca Silva descobriu que uma das URLs do site da Urbs contém o que parece ser a assinatura do autor do ataque: o nome é LulzSecMx. O nome é certamente uma alusão ao grupo hacker black hat LulzSec, que reivindicou para si vários ataques uma década atrás – incluindo o do site da CIA e da Sony, roubando dados de usuários do PlayStation, em 2011. Já as letras Mx podem indicar México – abreviatura que os mexicanos usam para seu país.

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA [email protected] NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)