O governo da Indonésia informou ontem que o Centro Nacional de Dados foi atingido por um ataque de ransomware, interrompendo importantes serviços prestados aos cidadãos. Um deles é o atendimento aos passageiros no principal aeroporto da capital, Jakarta. O ataque foi reivindicado pelo grupo que opera o ransomware Lockbit, que está exigindo um resgate de US$ 8 milhões.
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O datacenter, operado pelo Ministério de Comunicação e Tecnologia da Informação da Indonésia (Kominfo), foi comprometido num ataque em 20 de junho, disse o porta-voz do governo durante uma entrevista coletiva na segunda-feira. O ataque afetou 210 instituições a nível nacional e local, disse o alto funcionário Semuel Abrijani Pangerapan aos jornalistas na segunda-feira.
No aeroporto, os serviços computadorizados de atendimento da imigração foram encerrados, afetando a rapidez com que o país conseguia processar vistos, passaportes e autorizações de residência. O incidente levou a longas filas nos aeroportos, mas a Indonésia diz que a situação está agora sob controlo e que os scanners automáticos de passaportes estão novamente online.
O ministro das comunicações da Indonésia não revelou aos repórteres se o governo do país pretende pagar o resgate.
A Indonésia tem um histórico de segurança cibernética frágil, com baixa conscientização e vazamentos frequentes. Em 2021, durante a pandemia de COVID-19, pesquisadores do provedor de criptografia vpnMentor revelaram que os dados de 1,3 milhão de usuários de um aplicativo governamental de teste e rastreamento foram comprometidos. A revelação ocorreu poucos meses depois de os dados de mais de 200 milhões de participantes da Agência Nacional de Saúde e Segurança Social (BPJS Kesehatan) terem sido supostamente vazados por hackers.