[ 161,299 page views, 63,350 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 6.113 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Ataque derruba site de órgão de defesa do consumidor do Chile

O Serviço Nacional do Consumidor (Sernac) do Chile, responsável por salvaguardar e promover os direitos do consumidor, está fora do ar deste quinta-feira, 25, devido a um ataque cibernético. A informação foi dada em primeira mão pelo jornal chileno LaTercera.

O Sernac está coordenando a investigação e resposta com apoio da Equipe de Resposta a Incidentes e Segurança de Informática (CSIRT), divisão do Ministério do Interior responsável pela segurança cibernética. O Sernac também vai denunciar o ocorrido ao Ministério Público para investigação criminal.

Veja isso
Costa Rica: governo atingido pela segunda vez por ransomware
Quantum tira do ar agência agraria na República Dominicana

Em comunicado, o Sernac informa que enquanto o site estiver desativado, os consumidores podem registrar reclamações ou alertas pessoalmente nos escritórios do órgão. Os escritórios do Sernac estão localizados em todas as capitais regionais. Os consumidores também podem registrar reclamações ou alertas ligando para o órgão no número 800 700 100.

Logo após a publicação da notícia pelo LaTercera, o DataBreaches descobriu que se tratava de um ataque de ransomware, embora o governo não tenha declarado que grupo de ransomware acredita que seja. Um alerta do governo TLP:WHITE foi compartilhado no Twitter, embora não seja possível ser encontrado no site do CSIRT.