Ataque deixa site da ANP com indisponibilidades desde o dia 4

Da Redação
15/08/2022

O site da ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, sofreu um ataque no dia 4 de Agosto e desde então passa por indisponibilidades. Às 19h44 desse dia, a agência publicou um comunicado com o título de “Indisponibilidade temporária no SEI” (Sistema Eletrônico de Informações). Na última sexta-feira, dia 12, foi comunicado que o SEI voltara a funcionar mas os outros sistemas ainda não. O ataque foi comunicado somente no dia 5 de Agosto às 18h15, por meio de uma nota intitulada “Comunicado: sistemas da ANP estão fora do ar” informando o público de que “ontem (4/8), a ANP sofreu uma tentativa de ataque cibernético. Como medida de segurança, todos os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da Agência”.

Na verdade pelo menos uma das redes da Petrobrás e uma da Agência Nacional de Petróleo (ANP) estiveram em risco de serem alvos de intrusões: em 17/09/2020, o CISO Advisor informou às duas organizações que um cibercriminoso estava comercializando na dark web as informações sobre uma vulnerabilidade que supostamente podia dar acesso a elas. Para os dados de acesso à rede da Petrobrás o valor cobrado pelo hacker era de US$ 11 mil e para a rede da ANP US$ 2 mil, para depósito por meio de bitcoins.

Veja isso
Cibercriminoso anuncia venda de acesso a redes da ANP e Petrobrás
Força Aérea anuncia Núcleo de Defesa Cibernética

Por causa disso ficaram indisponíveis todos os sistemas acessíveis pela Internet, como o levantamento semanal de preços, os Sistemas de Registro de Documentos dos Postos Revendedores (SRD-PR) e das Revendas de GLP (SRD-GLP), e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Para contornar problemas regulatórios, a ANP anunciou que “eventuais perdas de prazo em processos administrativos eletrônicos devido à indisponibilidade temporária no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) serão compensadas pela Agência”. Os prazos ficam prorrogados até as 23h59 do primeiro dia útil seguinte ao da resolução da indisponibilidade do sistema.

Na segunda-feira da semana passada, dia 8 de Agosto às 15h42, a Agência publicou mais uma nota informando estar “tomando todas as providências para o retorno dos seus sistemas o mais rápido possível. O trabalho está sendo feito de forma criteriosa, para que a retomada ocorra com segurança”. Na última sexta-feira, dia 12 de Agosto, às 10h36, a ANP comunicou em nota que a “ANP retoma funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações”, acrescentando que os demais sistemas da Agência permaneciam indisponíveis.

Compartilhar: