Ataque de ransomware atinge aeroporto

Paulo Brito
16/09/2018
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Durante dois dias as telas de chegadas e partidas não funcionaram no aeroporto de Bristol, na Inglaterra (foto). O sistema saiu do ar na sexta-feira dia 14, por causa de um ataque de ransomware. Os funcionários do aeroporto passaram a dar as informações em quadros brancos, anotando manualmente ali os horários das chegadas e partidas. O sistema só voltou a funcionar às 18h30 de ontem, domingo, depois que o backup do sistema foi restaurado.

Segundo James Gore, porta-voz do aeroporto, as equipes de TI acham que houve uma tentativa de atingir parte dos  sistemas administrativos, o que exigiu a parada de vários aplicativos, incluindo aquele que atualiza as telas de informações de vôos. Gore disse que isso impediu impactos maiores nos sistemas críticos do aeroporto.

O porta-voz acrescentou que em nenhum momento qualquer sistema de segurança física ou cibernética foi afetado ou colocado em risco. O problema levou mais tempo para ser corrigido do que o esperado, devido a uma “abordagem cautelosa”, disse o porta-voz. “Dado o número de sistemas críticos de segurança e proteção que operam em um aeroporto, queríamos ter certeza de que o problema com o aplicativo de informações de vôo que enfrentou o problema estava absolutamente resolvido antes de ser colocado novamente on-line”, concluiu.

 

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest