A Japan Airlines informou ao público na manhã de hoje que seus sistemas foram alvo de um ataque cibernético, o que causou atrasos em voos domésticos e internacionais em aeroportos de todo o Japão.
A JAL identificou a fonte da falha do sistema às 8h56, e seus sistemas pareciam ter retornado ao normal depois que o roteador que se acredita ter causado a interrupção foi temporariamente desligado. As vendas de passagens, suspensas para voos domésticos e internacionais, foram retomadas por volta das 14h – hora de Tóquio, 02AM no Brasil. “Pedimos desculpas pelo inconveniente que isso causou”, postou a companhia aérea no X.
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Na declaração inicial da JAL, a empresa disse que estava “sofrendo um ataque cibernético”, mas o texto foi alterado posteriormente para descrever uma “falha de sistema em equipamento de rede”. Um porta-voz da JAL disse que a mudança tinha como objetivo reduzir a ansiedade do clientes.
O sistema automatizado de check-in de bagagem também apresentou problemas, levando a JAL a montar uma estação de recepção com funcionários, o que evitou maiores problemas para os clientes. O secretário-chefe do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, disse que o Ministério dos Transportes pediu à JAL que fizesse o máximo para restaurar o sistema e responder aos passageiros afetados, muitos dos quais provavelmente são turistas.
Na terça-feira, véspera de Natal, os voos da American Airlines nos Estados Unidos foram brevemente atrasados por problemas técnicos, interrompendo as viagens em um dos dias mais movimentados do ano. A companhia aérea solicitou uma parada nacional, de acordo com a Administração Federal de Aviação, mas essa interrupção só durou cerca de uma hora. A American Airlines disse que os voos foram retomados às 8h50, horário do leste dos EUA. Nenhum voo foi cancelado como resultado da paralisação.