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Ataque cibernético retarda vôos da indiana SpiceJet

As partidas matinais dos voos de ontem da empresa de transporte aéreo SpiceJet, que tem sede na Índia, sofreram atrasos devido a um ataque de ransomware, deixando centenas de passageiros retidos em vários aeroportos – muitos deles dentro de aviões. Entre outros problemas, o ataque impedia que os sistemas da empresa emitissem ordens de reabastecimento de combustível.

A companhia aérea confirmou o ataque e disse que sua equipe de TI corrigiu a situação e as operações retornaram ao normal: “Alguns sistemas SpiceJet enfrentaram uma tentativa de ataque de ransomware na noite passada que impactou e retardou as partidas de voos da manhã de hoje. Nossa equipe de TI conteve e retificou a situação e os voos estão operando normalmente agora”, twittou a transportadora de baixo custo”, diz o comunicado da empresa.

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A empresa tem uma frota de 91 aeronaves, das quais 13 são aviões 737 Max e 46 são versões mais antigas das aeronaves Boeing 737.

Muitos passageiros da SpiceJet fizeram posts no Twitter para se queixar, alegando que a SpiceJet não havia comunicado nenhuma atualização sobre o atraso nos voos. As pessoas reclamaram que ficaram esperando no aeroporto ou presas dentro do avião sem informações claras da companhia aérea. “No aeroporto desde as 5 da manhã, nenhuma notificação proativa para o atraso quando a tentativa de ataque foi detectada à noite”, twittou um usuário.

Sabe-se que em 2020 a SpiceJet teria sido afetada por uma falha de segurança que expôs detalhes privados de mais de 1,2 milhão de passageiros, incluindo informações de seus voos.