Ataque cibernético atinge serviços de saúde em Londres

Paulo Brito
04/06/2024

Os principais hospitais de Londres anunciaram nesta manhã um incidente crítico causado por um ataque cibernético. O incidente levou ao cancelamento de cirurgias e ao desvio de pacientes de emergência para outros pronto-socorros. A origem do incidente foi no parceiro de patologia dos hospitais, o laboratório Synnovis, ainda ontem. Foram atingidos os hospitais King’s College, Guy’s e St Thomas’, incluindo o Royal Brompton e o Evelina London Children’s Hospital.

Veja isso
Ataques a hospitais estão aumentando, diz Interpol
Hospital na França suspende cirurgias após ataque

O incidente teve um “grande impacto” na prestação de serviços, especialmente transfusões de sangue e resultados de testes segundo a BBC. Um porta-voz da Synnovis disse que a empresa contratou uma “força-tarefa de especialistas em TI” para “avaliar completamente” o impacto. O Serviço Nacional de Saúde (NHS) pediu desculpas pelo inconveniente e informou que estava trabalhando com o Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) para avaliar o impacto do incidente.

A Synnovis “foi vítima de um ataque cibernético de ransomware”, disse o presidente-executivo da empresa, Mark Dollar. “Isso afetou todos os sistemas de TI da Synnovis, resultando em interrupções em muitos dos nossos serviços de patologia”, acrescentou. Dollar disse que o impacto imediato está nos pacientes que utilizam os serviços do NHS nos hospitais, bem como nos serviços nos bairros de Bexley, Greenwich, Lewisham, Bromley, Southwark e Lambeth.

Compartilhar: