Um ataque cibernético que se manifestou nos televisores do sistema de comunicação por TV do grupo Unidas, teria atingido mais de 250 dispositivos, incluindo não só TVs como ainda dispositivos IoT e servidores, segundo informações recebidas pelo CISO Advisor. Esta teria sido a segunda vez que um ataque cibernético atinge os ativos digitais nessa área.
Leia também
Cyber Security Summit destaca risco aeroespacial
Canadá aponta Índia como risco cibernético
Por meio de sua gerência de comunicação, a Unidas não negou o incidente, mas informou ao CISO Advisor que preferia não comentá-lo.
Informações do grupo atacante, identificado como sendo o NexusQassamy, de língua turca, dão conta de que a ação foi de caráter hacktivista, o que incluiu a exposição, nos aparelhos de TV da empresa, de uma mensagem acusando de genocídio em Gaza o governo de Israel: a mensagem continha, em seu terço superior, uma imagem de um bebê ferido, outra de um civil ferido e uma terceira do rosto primeiro ministro de Israel com o título “baby killer”. Nos dois terços inferiores havia uma mensagem com o título “HACKED BY NEXUSQASSAMY” e abaixo dele uma mensagem dizendo “Gaza is being subject to genocide by Israel, babies are dying, no one is doing anything, when will the world wake up, babies are dying.” O grupo
Uma mensagem anônima recebida pelo CISO Advisor relata, sobre o incidente: “Não temos equipe de segurança e a diretoria não se preocupa com isso! Já é a segunda vez que somos invadidos e não podemos fazer nada! Não sabemos nem como responder a um ataque cibernético e não existe nenhuma barreira contra ataques. Estamos tentando nos virar com o que temos, mas mesmo assim sabemos que segurança não tem nenhum valor para os diretores!”
O grupo atacante indica, em seu canal do Telegram, ter iniciado as operações em 19 de Fevereiro deste ano, com um post que dizia “O que acontecerá amanhã será uma evidência clara da ascensão do islamismo, não apenas na Turquia, mas no mundo todo, e de quão poderosos os muçulmanos são em todos os campos! Juro por Alá que levantou o céu sem pilares; Todas as ideologias humanas estão sob nossos pés. Viva o islamismo, viva a Sharia! “
A Unidas é uma empresa brasileira do setor de mobilidade, que integra o grupo Brookfield e é uma das maiores no seu setor no Brasil. Ela oferece soluções de gestão e locação de veículos, tanto para pessoas físicas quanto para empresas.