[ Tráfego 9/Out a 7/Nov: 378.007 page views - 147.200 usuários ] - [ Newsletter 5.521 assinantes Open rate 27%]

Ataque atinge tratamento de água nos EUA

Da Redação
25/09/2024

A estação de tratamento de água de Arkansas City, no estado americano do Kansas, sofreu um ataque cibernético que levou as autoridades locais a assumir os controles em modo manual. O incidente ocorreu na manhã do dia 22 de setembro e foi informado aos órgãos de segurança. Agora, o DHS (Departamento de Segurança Interna) e o FBI estão investigando.

Leia também
São Francisco registra invasão em tratamento de água
Ataques a estações de tratamento de água nos EUA

O gerente do serviço, Randy Fraser, disse que o sistema de água da cidade está funcionando normalmente e que não há preocupações com a segurança da distribuijção. Segundo ele, as medidas de mudança para o controle manual foram tomadas apenas como precaução para evitar qualquer interrupção no funcionamento da estação de tratamento. Especialistas em segurança cibernética estão trabalhando para mitigar o ataque e restaurar o controle automático. As autoridades afirmam que foram implementadas medidas de proteção reforçadas e não são esperadas alterações na qualidade ou disponibilidade do abastecimento de água.

No entanto, os moradores foram informados sobre problemas temporários com bombas d’água, causando baixa pressão da água em algumas áreas da cidade durante o fim de semana. Ironicamente, o incidente ocorreu apenas dois dias depois de um alerta ter sido emitido pelo Centro de Análise e Compartilhamento de Informações sobre Água (WaterISAC), sobre possíveis ataques cibernéticos aos sistemas de água.

No dia anterior, a Agência de Protecção Ambiental dos EUA (EPA) publicou recomendações para reforçar a segurança cibernética dos sistemas de água potável e águas residuais, para que seus operadores tomem medidas adicionais para prevenir ataques. O setor hídrico dos EUA foi alvo de ataques cibernéticos no passado, inclusive alguns atribuídos a grupos de hackers ligados ao Irã e à China.

Compartilhar: