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Ataque na rede Metro/Makro da Áustria, Alemanha, França, Rússia

Da Redação
23/10/2022

A Metro AG, controladora das redes atacadistas Metro e Makro, que operam na Europa e Americas, sofreu um ataque cibernético descoberto no dia 17 de Outubro, do qual ainda não se recuperou completamente. A empresa ainda está enfrentando interrupções em sua infraestrutura de TI e problemas de fluxo de pagamentos. De acordo com as informações disponíveis, o problema começou em 17 de outubro e afetou lojas na Áustria, Alemanha, França e Rússia.

Com sede em Düsseldorf, o grupo emprega mais de 95.000 pessoas em 681 lojas em todo o mundo, a maioria delas na Alemanha. Na Alemanha, a empresa opera principalmente as lojas atacadistas Metro. As vendas são de 24,8 bilhões de euros (2020).

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A Metro AG esclareceu que o ataque cibernético levou a um desligamento parcial da infraestrutura de TI e de vários serviços técnicos da empresa. Cinco dias após o incidente, o trabalho de restauração continua: as lojas passaram a operar com sistemas de pagamento offline, e os pedidos online feitos pelos usuários através do aplicativo e da loja online estão sofrendo atrasos em seu processamento.

A empresa mantém publicada em seu site a seguinte nota:

Incidente de segurança de TI na METRO
Na METRO/MAKRO, existe atualmente uma falha parcial da infraestrutura de TI em vários serviços técnicos. A equipe de TI da METRO, juntamente com especialistas externos, iniciou imediatamente uma investigação completa para determinar a causa da interrupção do serviço. Os resultados mais recentes da análise confirmam um ataque cibernético aos sistemas METRO como a causa da falha da infraestrutura de TI. A METRO AG informou todas as autoridades relevantes sobre o incidente e obviamente cooperará com elas de todas as maneiras possíveis.

Interrupções e atrasos podem ocorrer durante o funcionamento das lojas METRO e a disponibilidade regular dos serviços. As equipes na loja configuram rapidamente sistemas offline para processar pagamentos. As encomendas online através da aplicação web e da loja online estão a ser processadas, mas aqui também pode haver atrasos individuais.

Continuaremos a analisar e monitorar a situação intensamente e fornecer atualizações conforme necessário.
A METRO pede sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado aos clientes e parceiros de negócios pelo incidente.

A empresa não especificou a natureza do ataque cibernético.

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