Ataque a hospitais de Londres impediu 800 cirurgias

Da Redação
16/06/2024

Dois hospitais em Londres, atacados com ransomware pelo grupo Qilin, tiveram que remarcar nada menos do que 800 cirurgias e 700 tratamentos ambulatoriais, segundo informou o sistema de saúde britânico, o NHS (National Health Service). O ataque ocorreu contra o Synnovis, um laboratório que processa exames de sangue e de patologia para hospitais e organizações de saúde em Londres.

Veja isso
Hospitais: mais de 50% dos dispositivos estão vulneráveis
Ataque cibernético atinge serviços de saúde em Londres

Por causa do ataque, o laboratório processa ​​muito menos exames de sangue do que o normal e também não consegue transmitir os resultados para os hospitais. Por causa disso, o NHS convocou doadores de sangue do grupo sanguíneo “O” para doação. Os hospitais de Londres não conseguem atualmente responder à demanda de bolsas de sangue. Normalmente, o tipo sanguíneo de um paciente que precisa de sangue é determinado através de um teste laboratorial automatizado. Porém, agora o processo tem que ser feito manualmente, o que leva muito mais tempo e retarda os atendimentos.

Não só há escassez do sangue necessário, como também todos os tipos de operações e tratamentos tiveram de ser reprogramados. De 3 a 9 de junho, isto envolveu mais de 800 cirurgias e 700 tratamentos ambulatoriais nos dois hospitais afetados de Londres. Para compensar o atraso, os tratamentos agora também acontecem no fim de semana. A Synnovis afirma que a recuperação total dos sistemas levará tempo. O laboratório espera poder restaurar parte das instalações de TI nas próximas semanas. Espera-se que o impacto do ataque de ransomware seja sentido durante vários meses.

Compartilhar: