banner senha segura
senhasegura

Associações se unem para oferecer certificado de auditoria em nuvem

Cloud Security Alliance e ISACA uniram esforços para desenvolver a certificação CCAK
Da Redação
17/08/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A Cloud Security Alliance e ISACA uniram esforços para desenvolver um Certificado de Conhecimento de Auditoria em Nuvem (CCAK, na sigla em inglês). A parceria estratégica entre a organização voltada à promoção das melhores práticas de segurança em nuvem e a associação internacional que desenvolve metodologias e certificações para auditoria de sistemas de informação foi anunciada nesta segunda-feira, 17.

O CCAK será o primeiro certificado destinado a profissionais da indústria que comprovarem conhecimento, habilidades e experiência nos princípios essenciais de auditoria de sistemas de computação em nuvem. A disponibilidade dos programas de treinamento e os preços serão anunciados ainda neste ano. A primeira turma do curso de certificação CCAK tem conclusão prevista para o último trimestre deste ano.

Veja isso
Certificação FIPS coloca Kryptus no mercado global de HSM
Empresa que paga certificação retém profissional mais tempo

O programa do CCAK será constituído pelo Cloud Controls Matrix (CCM), da Cloud Security Alliance, que ficará responsável pela estrutura fundamental dos controles de nuvem; a Consensus Assessments Initiative Questionnaire (CAIQ),  que tratará do principal meio para avaliar a adesão de um provedor de nuvem ao CCM; e pela Security, Trust, Assurance & Risk (STAR), líder global em auditorias e autoavaliações de segurança em nuvem.

A criação do CCAK para auditoria e segurança de nuvem é uma das muitas joint ventures que a ISACA e a Cloud Security Alliance planejam anunciar nos próximos meses. Uma declaração conjunta divulgada pelas duas organizações diz que a nova colaboração irá “promover a harmonização entre as inúmeras marcas de confiança e padrões de nuvem em vários setores e nações, bem como gerar maior consenso entre provedores de nuvem, clientes e órgãos governamentais”.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório