As linguagens mais utilizadas por 43 milhões de devs

Da Redação
08/06/2024

O JavaScript continua a reinar como a linguagem preferida pela maior comunidade de desenvolvedores, com 25,2 milhões que a estão utilizando, e continua a crescer proporcionalmente ao crescimento da população global de desenvolvedores. Já o Python ultrapassou o Java como a segunda linguagem mais popular, impulsionado pelo interesse em torno de machine learning e inteligência artificial, aumentando o número de desenvolvedores que a utiizam. O Rust, com 4 milhões de usuários, é a linguagem que mais cresce, com uma taxa de 30% somente no último ano. Esses dados foram levantados na 26ª edição da pesquisa Developer Nation da SlashData.

A pesquisa mostra que a comunidade Rust cresceu em dois milhões de devs no primeiro trimestre de 2022, alcançando quatro milhões no primeiro trimestre de 2024. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 33%. O relatório do SlashData cobre o primeiro trimestre de 2024.
Veja isso
Cerca 25% dos malware em JavaScript escapam da detecção
Programadores Python alvos de hack via cadeia de suprimentos

Os desenvolvedores em meio da carreira (três a dez anos de experiência) são os que usam mais linguagens, em média (média de 3,7 linguagens por usuário), em comparação com aqueles com menos experiência (3,1) ou mais experiência (3,4). O JavaScript tem a adoção mais baixa entre desenvolvedores em início de carreira (menos de três anos de experiência), sendo usada por 52%, mas ainda é a linguagem mais popular para este grupo. Os desenvolvedores mais experientes são mais propensos a usar C# e PHP.

A linguagem de programação Rust teve uma adesão entusiástica de uma comunidade ativa de desenvolvedores, que a elogia por fornecer gerenciamento seguro de memória enquanto mantém alto desempenho. No entanto, as crescentes preocupações com a segurança cibernética podem encorajar a linguagem a tornar-se ainda mais difundida. Segundo o relatório, nos últimos seis meses, os Estados Unidos e seus parceiros internacionais defenderam ativamente a transição para linguagens de programação seguras em termos de memória, como Rust.

Embora a capacidade de garantir o gerenciamento seguro de memória não seja exclusiva do Rust, a combinação de alto desempenho e proteção integrada contra erros relacionados à memória provavelmente atrairá mais desenvolvedores para a linguagem de programação, de acordo com as previsões do relatório.

Compartilhar: