A fintech AQBank, especializada em serviços de baixo custo para contas pessoais e empresariais, comunicou ontem ao mercado que ampliou suas ações de segurança cibernética, entre elas um aperfeiçoamento em seus processos de onboarding e investimentos em treinamento do time de prevenção de fraudes e defesa contra malwares e spywares. Todas as ações, segundo comunicado da empresa, ocorreram para prevenir o envolvimento do nome da organização em fraudes cibernéticas, como duas ocorridas em 2023.
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Segundo a empresa, embora as fraudes não tenham envolvido vazamentos de dados nem invasões ao sistema do banco, seu nome foi utilizado na aplicação de dois tipos de golpes. No primeiro, ações de marketing digital direcionadas a clientes prometiam trabalho fácil e altas compensações em troca de pequenos investimentos – e o trabalho prometido nunca aparecia. No outro, fraudadores usaram CPFs de terceiros na criação de contas, para receber transações financeiras fraudulentas.
A holding criou uma força-tarefa interna dedicada a atender os clientes afetados pelos fraudadores, analisando cada caso e fornecendo respostas não apenas pela plataforma Reclame Aqui, que logo se encheu de comentários revoltados, mas também por outros meios. Além disso, a equipe do banco manteve um contato estreito com os mediadores do site para identificar casos que não envolvem diretamente o AQBank, evitando confusões com outras organizações.
“Não podemos negar que ataques como estes afetam diretamente a imagem e reputação da empresa, mesmo nós não estamos atrelados diretamente aos golpes aplicados. Os fraudadores utilizaram o nome do banco para enganar as pessoas e agora estamos amparando os atingidos. Mas, em nenhum momento nosso sistema de segurança falhou ou a equipe AQBank foi desonesta” – relata Fábio Boquimpani, Diretor Comercial do AQBank.
Dada a complexidade do problema e o envolvimento de terceiros, a estratégia da empresa foi manter a transparência em todas as suas ações. Para controlar a situação, o AQBank realizou o bloqueio imediato de contas fraudulentas, retenção de qualquer movimentação financeira, descredenciamento e cancelamento de chaves Pix vinculadas, e a denúncia dos golpes ao Banco Central para a abertura de inquérito. O AQBank tem intensificado a comunicação com seus clientes através de vídeos e postagens educativas em redes sociais. O objetivo é alertar sobre falsas promessas de trabalhos fáceis e a importância de não compartilhar dados sem segurança adequada.