App de teclado é espião e pode controlar celular

Paulo Brito
03/10/2017
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Um dos apps mais populares da Play Store, o Teclado Go, é um espião: ele monitora o usuário que o instalou, alertam os pesquisadores da AdGuard, empresa de Chipre que desenvolve soluções de segurança para dispositivos móveis e PCs. Pior ainda, com as permissões concedidas na instalação o aplicativo pode baixar programas e literalmente assumir o controle do telefone. Isso é um GRANDE perigo. O app, distribuído pela desenvolvedora chinesa GOMO Dev Team, substitui o tradicional teclado no Android por um mais fácil de utilizar, com mais funcionalidades e uma coleção de 10 mil emojis e já foi instalado 200 milhões de vezes.

Os pesquisadores da AdGuard fizeram a descoberta durante uma pesquisa para avaliar o volume do tráfego de dados enviado pelos teclados, comportamentos indesejados e exibição de anúncios, e também quais os dados privados de usuários estavam sendo enviados para seus servidores e para terceiros. Na verdade, o software que controla o teclado faz comunicação com dezenas de rastreadores de terceiros e com redes publicitárias. Ele também baixa mais de 14 MB de dados e envia muitas informações sobre o usuário logo após a instalação. Tem acesso a dados confidenciais, incluindo sua identidade, log de chamadas telefônicas, contatos e ao microfone.

Mas não é só: ele envia para os sevidores o endereço e-mail da sua conta no Google, além do idioma, IMSI (identificação do telefone), localização, tipo de rede, tamanho da tela, versão e compilação do Android, modelo do dispositivo – tudo. Para piorar, logo após a instalação o aplicativo baixa e executa programas de um servidor remoto, violando sua própria declaração de política de privacidade e segurança.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest