pentagon-80394_1280.jpg

Após invasão da FireEye, Pentágono faz manutenção em rede crítica

Rede é conhecida como SIPRNET e é usada para a circulação de material classificado do governo americano
Da Redação
17/12/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Uma rede do Departamento de Defesa dos EUA (o Pentágono), pela qual circula material classificado, foi fechada no final da manhã da terça-feira dia 15 de dezembro por motivos de “emergência”. O fechamento ocorre após as revelações de que houve intrusões em redes do governo americano, incluindo a do Departamento de Segurança Interna e a do Departamento do Tesouro, além da empresa FireEye.

Embora o Pentágono não tenha comentado o assunto, três fontes ligadas ao departamento confirmaram o fato.

Veja isso
Pentágono teme que Rússia possa cortar a internet dos EUA
Vulnerabilidade com CVSS 10.0 põe em risco 40 mil servidores SAP

Segundo as fontes, o Departamento de Defesa informou aos funcionários que o sistema SIPRNET estava sendo desligado para atualizações de software. O Pentágono não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da mídia, sobre os motivos da paralisação estarem ligados à violação, supostamente por agentes russos, relatada no domingo.

O sistema, denominado Rede de Roteadores de Protocolo de Internet Secreta, lida com informações classificadas, até o nível secreto. Diz-se que ela ficou fechada por várias horas. “Isso nunca aconteceu no meio de um dia de trabalho”, disse um funcionário do Pentágono. “As atualizações geralmente são feitas nos fins de semana e depois do expediente, tarde da noite. Isso foi feito em caráter de emergência.”

O desligamento foi imposto apenas a computadores que lidam com o material classificado, não outros computadores ou sistemas de telefonia.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest