O grupo Anonymous publicou esta mensagem ontem, anunciando represálias contra todos os grupos ou pessoas que se opõem à liberdade de expressão.
“Mensagem aos inimigos da liberdade de expressão.
7 de janeiro de 2015,
A liberdade de expressão tem sofrido agressões desumanas. Os terroristas invadiram as instalações do jornal e friamente atiraram em vários designers e jornalistas e dois policiais. Os assassinos ainda estão foragidos. Revoltados e chocado, não podemos ficar no chão. É nosso dever reagir.
Em primeiro lugar, queremos expressar nossas condolências às famílias das vítimas deste ato covarde e desprezível. Somos todos afetados pelo desaparecimento de Cabu, Charb, Tignous e Wolinski, gigantes do desenho cujo talento marcou toda a história da imprensa e que morreram pela liberdade. Nós não nos esquecemos das outras vítimas mortas no ataque, que estavam no caminho desses assassinos e daqueles que ainda estão lutando para se manter vivos.
É claro que algumas pessoas não querem, em um mundo livre, este direito inviolável e sagrado para expressar de alguma forma suas opiniões. O Anonymous nunca vai deixar este direito ser violado pelo obscurantismo e misticismo. Combateremos sempre e em toda parte os inimigos da liberdade de expressão. A Charlie Hebdo, figura histórica do jornalismo satírico, foi agora o alvo.
O Anonymous deve lembrar a todos os cidadãos que a liberdade de imprensa é um princípio fundamental dos países democráticos. A liberdade de opinião, de expressão e de publicar artigos livre de qualquer ameaça é um direito “inalienável”. O Anonymous sempre lutou contra os profanadores desses direitos e nunca irá admitir que uma pessoa seja morta porque publicou um artigo, um desenho, uma opinião.
A liberdade de expressão e de opinião é uma coisa inegociável, e atacá-la é atacar a democracia.
Aguardem uma reação frontal e maciça de nós, porque a luta pela defesa dessas liberdades é a base do nosso movimento.”