CISO Advisor: 243.905 page views/mês - 91.122 usuários/mês - 5.288 assinantes

Aliança EUA-Rússia já amedronta os cibercriminosos

Da Redação
09/12/2021

Mensagens trocadas entre cibercriminosos do Leste europeu indicam que muitos já têm receio de serem identificados e presos por autoridades rossas e de outros paṕises, informa um relatório da empresa de segurança Trustwave. As informações pareceram na pesquisa feita constantemente pela empresa na Dark Web pelo seu SpiderLabs. Um dos membros do fórum na Dark Web chegou a afirmar que acreditava haver “negociações secretas recentes sobre crimes cibernéticos entre a Federação Russa e os Estados Unidos”. Um dos diálogos capturados foi este:

“Tudo é decidido às escondidas, nos escritórios.

E quem está jogando quais jogos nos bastidores ..- é inútil adivinhar. Não sabemos (tudo).

A propósito, as recentes negociações secretas sobre crimes cibernéticos entre a Federação Russa e os Estados Unidos são um exemplo disso

Poucos meses antes, esses membros do fórum faziam piadas sobre serem pegos e presos. No entanto, o clima mudou depois a reunião entre os presidentes dos EUA e da Rússia em Junho de 2021, em Genebra. Parte da conversa foi supostamente o número crescente de ataques de ransomware a empresas e infraestrutura crítica dos Estados Unidos.

Veja isso
Interpol desarticula rede global de cibercriminosos
Telegram se torna novo host para cibercriminosos

Após Biden declarar publicamente que esperava ver resultados de suas conversas sobre ransomware com Putin em junho, tópicos de fórum dedicados a prisões recentes quase imediatamente começaram a se concentrar em possíveis remoções e, mais tarde, a possibilidade de um dos seus membros trair a gangue e cooperar com os organismos policiais.

Mas obviamente existem cibercriminosos que não temem a polícia: em outro post no fórum, o autor conclamou outros participantes a não terem medo e sugeriu que membros de grupos de extorsão não seriam presos na Rússia.

Apesar disso, muitos outros cibercriminosos continuam vivendo bem, segundo notícias recentes: um membro da gangue que controla o REvil, procurado pelo FBI por atividades de ransomware e lavagem de dinheiro, chamado Yevgyeniy Igoryevich Polyani, foi visto em Barnaul dirigindo um Toyota Land Cruiser de US$ 74.000 e sabe-se que ele possui um BMW que custa até US$ 108.000.

Com informações da assessoria de imprensa e agências de notícias internacionais

Compartilhar: