Dono do cartão valida as compras por SMS na hora
A Algar Tech, multinacional brasileira que integra soluções de TIC e BPO, desenvolveu uma solução que auxilia as instituições financeiras na prevenção de fraudes em transações com cartões de crédito. Ela já vem utilizando esta solução com alguns de seus clientes e pode perceber resultados tangíveis, como o aumento de 33% na produtividade da equipe de atendimento e uma excelente taxa média de resposta das mensagens SMS de 79%, o que demonstra a efetividade da aplicação, principalmente quando comparada ao canal de voz tradicional.
O consumidor tem seu celular cadastrado junto à instituição financeira e pode escolher em quais casos deseja aprovar a compra antes. Recebe um SMS e responde validando ou não a compra, gratuitamente. Nos casos em que a pessoa não reconhece a despesa, a operação bloqueia imediatamente o cartão, entra em contato com o cliente e toma as ações cabíveis. “Esta ação simples traz mais segurança, pois evita que transações indevidas sejam debitadas da fatura do cliente, gerando futuros transtornos. Além disso, devido ao caráter preventivo, a pessoa não precisará acionar a central de atendimento do cartão, sem a necessidade de análises e estornos”, explica Sérgio Schwetter, diretor de inovação da Algar Tech.
Além do setor financeiro, a aplicação pode beneficiar outras áreas, como, régua de relacionamento de solicitações ou reclamações para operações de back–office, além de melhorar a recuperação de crédito em cobrança e vendas por meio de televendas. A solução pode ser aplicada a outras operações que possibilitem a criação de um fluxo automatizado de atendimento ao consumidor, por exemplo, negociação de títulos em atraso, solicitações e agendamento de serviços (ativação, segunda via de contas, instalações, entre outros).