Alerta: filtragem de conteúdo da web está restrita no Windows 11

SonicWall alerta os clientes sobre o que descreve como uma “limitação” do recurso de filtragem de conteúdo da web sistema operacional, versão 22H2
Da Redação
08/02/2023

A fabricante de hardware de segurança SonicWall alerta os clientes da Microsoft sobre o que descreve como uma “limitação” do recurso de filtragem de conteúdo da web (WCF) no Windows 11, versão 22H2. O Capture Client da SonicWall é a solução de segurança para Windows e macOS com recursos de endpoint detection & response (EDR) que podem ser gerenciados usando o serviço Cloud Management Console da empresa.

O recurso WCF permite que os administradores configurem políticas que permitem ou bloqueiam o acesso a vários domínios/endereços IP, habilitam relatórios de atividades na web para facilitar o monitoramento e limitam a largura de banda.

“Identificamos uma inconsistência no Capture Client Windows 3.7.6 e clientes mais antigos em endpoints executando o Windows 11, versão 22H2”, disse a empresa em um comunicado publicado nesta quarta-feira, 8. “Isso resulta em políticas de filtragem de conteúdo da web que impõem categorias bloqueadas para não serem mais eficazes nos pontos de extremidade afetados. A capacidade de permitir ou bloquear domínios/URLs usando listas personalizadas continua a funcionar normalmente.”

Como o bloqueio baseado em categoria — usado para restringir o acesso a conteúdo da Web inapropriado, ilegal ou malicioso — é quebrado, os usuários do Windows 11 22H2 podem abrir sites e domínios em categorias de URL bloqueadas anteriormente, expondo a si mesmos e seu ambiente corporativo a riscos potenciais.

O serviço é interrompido porque as solicitações e respostas criptografadas e descriptografadas trocadas entre os pontos de extremidade do Windows e o SonicWall Content Filtering Service são enviadas usando a Cryptographic Application Programming Interface (CryptoAPI) da Microsoft. No entanto, como a SonicWall explica ainda, “no Windows 11 versão 22H2, as CryptoAPIs foram modificadas, tornando o Capture Client incapaz de descriptografar as respostas do SonicWall Content Filtering Service”.

Veja isso
Atualização falsa do Windows 11 instala malware ‘ladrão’
Windows 11 tem security by design, diz Microsoft

A empresa diz que está trabalhando atualmente em uma correção para esse problema, que será disponibilizada com o lançamento do Capture Client 3.7.7 para Windows no dia 17 deste mês. A SonicWall também fornece uma solução alternativa que exige que os administradores não atualizem os endpoints do Windows em seu ambiente para a versão mais recente do Windows 11, o que interrompe a filtragem de conteúdo.

“Como solução temporária, recomendamos que os endpoints que executam o Windows 11 não sejam atualizados para a versão 22H2 até que o Capture Client 3.7.7 para Windows esteja disponível”, disse a SonicWall.

Compartilhar:

Últimas Notícias