Alerta de DDoS contra redes de telefonia IP

Vários ataques registrados em diversos países, conforme alerta da organização inglesa Comms Council
Da Redação
29/10/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Um alerta da organização Comms Council UK publicado quarta-feira em Londres avisa que “vários membros do Comms Council UK e provedores de serviços de comunicações internacionais baseados em IP foram submetidos a ataques de negação de serviço distribuída (DDoS) nas últimas quatro semanas, no que parece ser parte de uma campanha internacional coordenada com foco em extorsão por criminosos cibernéticos profissionais”. O Comms Council é uma organização que representa empresas que fornecem ou revendem serviços de voz sobre redes de dados (VoIP) para clientes residenciais e comerciais, bem como outros aplicativos “over the top”, incluindo mensagens instantâneas e vídeo.

Veja isso
Servidores de telefonia IP vulneráveis ao Shellshock Bash
NSA: 2 trilhões de registros de telefonia num ano

Os nomes das empresas afetadas não foram divulgados no alerta, mas provedores de VoIP como Voipfone, VoIP Unlimited e VoIP.ms já relataram sobre ataques DDoS em seus sistemas. A plataforma de nuvem Bandwidth, que é usada por provedores de VoIP, também foi vítima de ransomware DDoS em setembro de 2021.

O esquema de ransomware é muito simples: os atacantes realizam um ataque DDoS em uma empresa e enviam um e-mail exigindo um resgate pelo seu encerramento. Os cibercriminosos escolhem os provedores de VoIP como vítimas por uma razão: essas empresas não podem se dar ao luxo de ficar off-line mesmo por um curto período de tempo.

Todas as empresas afetadas admitiram que os ataques paralisaram sua infraestrutura e afetaram os serviços de telefonia e mensagens usados ​​por seus clientes.

De acordo com Eli Katz, chefe do Comms Council UK, os ataques afetaram “organizações de infraestrutura crítica, incluindo a polícia, o Serviço Nacional de Saúde e outros serviços sociais”. Katz chamou o ransomware DDoS de “ataques aos fundamentos da infraestrutura do Reino Unido”.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

ATENÇÃO: INCLUA [email protected] NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)