As ações da empresa francesa de tecnologia da informação Atos subiram nesta quarta-feira, 4, após a divulgação de uma notícia dando conta que a gigante aeronáutica Airbus estaria em negociações para adquirir uma participação minoritária na nascente divisão de segurança cibernética da empresa.
A nota foi publicada pelo Les Echos, via Reuters, citando fontes anônimas familiarizadas com as negociações. A fabricante de aviões comerciais e militares se recusou a comentar, mas disse à agência de notícias que frequentemente mantém conversas privadas com seus parceiros, clientes e fornecedores em todo o setor.
A Atos também não quis comentar, mas revelou em dezembro do ano passado que já havia iniciado “discussões exploratórias com potenciais futuros acionistas minoritários no âmbito das atividades agrupadas sob o nome de Evidian”. A empresa se referia ao planejado spin-off (separação) sua divisão de segurança cibernética e outras unidades de negócios. A cisão foi anunciada em junho de 2022 após uma revisão interna na Atos, que ocorreu após o preço das ações da empresa ter perdido mais de 50% de seu valor.
Na ocasião, a Atos disse aos investidores que estava lutando com um portfólio fragmentado, um número significativo de “contratos no vermelho”, elevado uso de subcontratados, baixa produtividade e um conjunto inadequado de recursos comerciais.
A resposta da empresa a esses problemas foi anunciar que efetivamente se dividirá em duas unidades menores. A Evidian consistirá em sua divisão de segurança cibernética, big data e serviços de supercomputação, enquanto a segunda divisão consistiria em seu negócio cada vez menor de gerenciamento de infraestrutura de TI.
Veja isso
Airbus descobre falha grave em CLPs de vários fabricantes
Subsidiária da Airbus CyberSecurity revela incidente
O Les Echos disse que uma participação minoritária na Evidian seria de interesse estratégico para a Airbus, que é uma importante contratada da indústria de defesa. Ao adquirir uma participação na Evidian, a fabricante de aviões garantiria o acesso aos sistemas de comunicação seguros que instala nos veículos militares que produz. A Airbus tem presença estabelecida no setor de segurança cibernética e, em 2022, consolidou suas atividades cibernéticas em uma nova entidade chamada Airbus Protect.
Não está claro até que ponto as discussões progrediram, mas a Atos pode ser encorajada a jogar duro depois de em outubro do ano passado ter relatado o retorno ao crescimento da receita em seus resultados financeiros do terceiro trimestre. Ela também assinou um contrato de oito anos para se tornar parceira do time de futebol da União das Associações de Futebol da Europa e recentemente firmou uma parceria importante com a empresa de computação em nuvem Amazon Web Services.