password-64047_640.jpg

AgeRio investe em solução de gestão de acesso privilegiado

Preocupada em mitigar potenciais riscos de vazamento de credenciais privilegiadas, a agência de fomento do Rio de Janeiro adotou ferramenta PAM que que também é capaz de auditar os acessos com documentação
Da Redação
22/11/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

As credenciais privilegiadas se tornaram nos últimos tempos os alvos preferenciais dos criminosos cibernéticos devido ao fato de permitir o acesso “legítimo” aos sistemas das empresas para ações maliciosas. Diante desse cenário AgeRio (Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado, decidiu buscar uma solução que pudesse mitigar riscos decorrentes de vazamento de credenciais privilegiadas e auditar acessos com documentação.

A AgeRio processa um grande volume de solicitações de financiamento e, em razão disso, estabeleceu como um dos objetivos operacionais fazer todo o processamento com o máximo possível de automação, ou seja, com pouca ou nenhuma interação humana, para evitar erros e, principalmente, o vazamento de credenciais privilegiadas.

A busca da AgeRio por uma solução de segurança começou com uma ampla pesquisa de mercado para identificar os potenciais fornecedores. A partir daí, os executivos de TI da AgeRio avaliaram algumas opções por meio de provas de conceito (PoC) e a escolha recaiu sobre a solução da BeyondTrust. Na verdade, a empresa irá fornecer duas ferramentas que trabalham de forma integrada e habilitam usuários remotos a ter seu acesso controlado por um único ponto. Trata-se das ferramentas de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) Password Safe, voltada à proteção de credenciais e senhas privilegiadas, e Privileged Remote Access, que possibilita a conexão remota sem necessidade de uma rede privada virtual (VPN). 

Veja isso
90% dos ciberataques à nuvem envolvem credenciais de acesso privilegiado
credenciais

O que mais pesou na escolha das soluções foram as funcionalidades, além do custo compatível com a disponibilidade orçamentária da empresa, segundo David Bezerra de Oliveira, gerente executivo de infraestrutura da AgeRio. “Precisávamos de uma ferramenta completa, que nos ajudasse a mitigar riscos decorrentes de vazamento de credenciais privilegiadas e auditar os acessos com documentação confiável. O Password Safe integrado ao Privileged Remote Access atendeu plenamente às necessidades da agência”, enfatiza.

Oliveira comenta que para os usuários, o Privileged Remote Access foi uma grata surpresa. “O acesso aos endpoints ficou mais fácil e ainda temos uma camada adicional de segurança”, diz ele, ao destacar que a solução de PAM é um item básico dos principais frameworks de segurança. “E os recentes incidentes relacionados ao vazamento de credenciais privilegiadas nos alertaram para a necessidade de uma solução robusta e confiável, que até então, não tínhamos”, completa.

O executivo diz que todo o processo de compra e implementação da plataforma BeyondTrust foi conduzido pela equipe da 7Secure, integradora parceira da BeyondTrust, que possui uma equipe especializada em ferramentas de gerenciamento de acesso privilegiado.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

ATENÇÃO: INCLUA [email protected] NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)