O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, criou e ativou uma nova organização militar da Força que lidera: é o Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER). A criação foi oficializada numa portaria assinada pelo comandante e publicada no Diário Oficial da União de 27 de Junho.
Veja isso
Força Aérea anuncia Núcleo de Defesa Cibernética
Exercício de defesa cibernética da Otan reúne 32 países mais UE
O ponto de partida para criar a nova organização foi a implantação, em Dezembro de 2020, do “Núcleo do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (NuCDCAER)”, cujo objetivo já foi “proporcionar maior segurança ao Sistema de Controle e Defesa do Espaço Aéreo e às Atividades Espaciais”, conforme nota distribuída na ocasião.
A finalidade do Centro de Defesa Cibernética, declarada na portaria, é gerenciar, executar e controlar as atividades relacionadas com a Defesa Cibernética no âmbito do Comando da Aeronáutica. Sua sede é no Distrito Federal e ele está subordinado à Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica. O Chefe do CDCAER será um coronel do quadro de oficiais aviadores, da ativa, preferencialmente com cursos ou experiência na área de defesa cibernética. O cargo de chefe do CDCAER também poderá ser exercido por um coronel dos quadros de oficiais engenheiros, intendentes, infantaria ou apoio, sempre da ativa, preferencialmente com cursos ou experiência na área de defesa cibernética.