Accenture, IBM e Mandiant aderem ao Elite Cyber Defenders

Da Redação
27/04/2023

As empresas de segurança cibernética Accenture, IBM e Mandiant se juntaram ao Programa Elite Cyber Defenders, uma nova iniciativa colaborativa criada para ajudar a proteger infraestruturas críticas. Liderado pela Nozomi Networks, o programa visa fornecer aos clientes industriais e governamentais globais acesso a ferramentas de defesa de segurança cibernética, equipes de resposta a incidentes e inteligência de ameaças.

O Programa Elite Cyber Defenders foi anunciado durante a RSA Conference, que acontece ests semana em São Francisco, na Califórnia, e surge como uma resposta da indústria de cibersegurança no momento em que as ameaças cibernéticas a infraestruturas críticas globalmente se mantêm altas. Nesta semana, foi revelado que o grupo responsável pelo ataque à cadeia de suprimentos contra a empresa de VoIP 3CX também invadiu duas organizações de infraestrutura crítica do setor de energia nos EUA. Na semana passada, o Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) do Reino Unido alertou sobre uma nova classe de ataques cibernéticos de grupos russos que ameaçam organizações de infraestrutura crítica.

O comunicado sobre a criação do programa diz que cada participante desenvolverá programas personalizados de resposta e avaliação de incidentes para clientes em comum. “O Programa Elite Cyber Defenders também se compromete a trabalhar, de forma compartilhada, com o Nozomi Networks Labs em inteligência de ameaças e pesquisa de segurança conjunta focada na identificação de novos malwares e novas táticas, técnicas e procedimentos (TTPs, na sigla em inglês) empregadas por operadores de ameaças”, acrescenta a nota.

Os Nozomi Networks Elite Cyber Defenders trabalham coletivamente com mais de 250 especialistas certificados da Nozomi Networks em suas equipes combinadas globais de resposta a incidentes de OT (tecnologia operacional) e usam as soluções da Nozomi Networks para análise forense, avaliações proativas de OT e recursos de resposta rápida para clientes, disse a empresa.

Os ambientes industriais estão se transformando rapidamente, criando novos desafios de segurança que os invasores estão explorando ativamente. Os ataques à manufatura e energia representaram mais de 35% de todos os ataques observados em 2022, de acordo com o Índice de Inteligência de Ameaças X-Force 2023 da IBM.

Veja isso
Líderes de segurança de OT se unem para combater ameaças
Aliança internacional orientará conselhos em cibersegurança

O cenário geopolítico conturbado está alimentando o ressurgimento de ataques cibernéticos de grupos mais estruturados e destrutivos — e visando infraestrutura crítica de alto valor, disse Jim Guinn, líder global da indústria cibernética da Accenture. “Quando se trata de proteger a infraestrutura crítica diante de ataques, informações precisas e oportunas, visibilidade total do sistema e resposta especializada são essenciais”, acrescentou o CEO da Nozomi Networks, Edgard Capdevielle.

“O programa Elite Cyber Defenders reunirá os recursos e experiência de resposta a incidentes da IBM e a profunda experiência OT/IoT da Nozomi Networks no campo de automação de processos e conhecimento completo para apoiar as organizações”, disse Charles Henderson, chefe da IBM Security X-Force.

“A plataforma de visibilidade da Nozomi Networks também fornecerá um contexto crítico para os especialistas em resposta a incidentes da Mandiant, ajudando-os a identificar e conter ameaças rapidamente”, acrescentou Charles Carmakal, CTO da Mandiant Consulting.

No início desta semana, líderes globais de segurança cibernética OT e defensores de infraestrutura crítica anunciaram a fundação do Ethos (Emerging Threat Open Sharing), uma plataforma de tecnologia independente de fornecedor para compartilhar informações sobre ameaças para fortalecer as defesas de segurança cibernética em setores críticos. Com agências de notícias internacionais.

Compartilhar: