Abastecimento de água em risco nos EUA e Israel

Da Redação
09/11/2022

As pesquisas com a expressão “segurança cibernética de água” já aumentaram 82% no Google Trends, Stern observou que, depois de surgirem notícias sobre o ataque de ransomware à South Staffordshire Water, no Reino Unido, em agosto. A observação foi feita pelo CEO e cofundador da Ayyeka, fornecedora global de soluções de IoT para infraestrutura crítica, Ariel Stern, que é também ex-capitão da Força Aérea de Israel. Se o Irã conseguir hackear o setor de água dos EUA ou de Israel, segundo ele, isso será um desastre já anunciado.

Veja isso
Serviço de distribuição de água no Reino Unido sofre ciberataque
Ataque a serviço de águas de São Leopoldo destrói backups

Ele disse que a integração de novas soluções de defesa cibernética geralmente “leva mais do que o previsto. É uma situação de desequilíbrio. O lado ofensivo é muito sofisticado quando se trata de nações como Rússia, Irã, Coréia do Norte e China talvez” como adversários dos EUA.

Ele sinalizou que o principal adversário nessa esfera para Israel é o Irã, mas alertou que, mesmo após ataques cibernéticos anteriores ao setor de água de Israel e dos Estados Unidos nos últimos anos, “não temos mentes superiores no setor de água”. Existem 55.000 operadores de água distintos nos EUA, mas ele disse que “a maioria da população é atendida por um pequeno número desses operadores – e são aqueles que estão em maior perigo e devem se adaptar ainda mais cedo”.

Compartilhar: