Um treinamento de conscientização para a segurança do trabalho remoto feito pela Kaspersky no início da pandemia revelou que 90% dos alunos (funcionários em home office) cometem erros de cibersegurança e acreditam estar certos – eles não percebem o erro. Na maioria das vezes, quando um participante apresentava uma resposta errada, continuava acreditando estar fazendo a coisa certa. A análise dos resultados mostrou que as equipes remotas tendem a superestimar seu nível de conhecimento em cibersegurança básica.
Os temas nos quais as pessoas tiveram mais dificuldades foram: máquinas virtuais, atualizações de softwares e motivos pelos quais se deve usar os dispositivos corporativos, mesmo ao trabalhar fora do escritório.
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Em 90% das respostas erradas, ao indicar seu nível de confiança no que haviam respondido, os participantes apontavam “Eu sei a resposta” ou “Eu acho que sei a resposta”. O estudo da Kaspersky também identificou itens de aprendizado mais difíceis; os piores foram os motivos para se usar máquinas virtuais: 60% das respostas sobre o assunto estavam erradas, e 90% dos respondentes se enquadraram na categoria de “incompetência inconsciente”. Isso significa que os alunos tinham certeza de ter selecionado a resposta ou opção correta.
Nas perguntas sobre os motivos para os funcionários usarem computadores e serviços corporativos (como e-mail, programas de mensagens ou o armazenamento em nuvem) ao trabalhar em casa, mais de metade das respostas (52%) estava incorreta. Em 88% delas, os funcionários remotos achavam que sabiam explicar isso corretamente. Quase a mesma proporção de erros (50%) foi cometida ao responder a uma pergunta sobre como instalar atualizações de software. Nesse caso, uma incrível maioria de 92% das pessoas que deram respostas erradas acreditava ter essa habilidade.
“Se os funcionários não entendem o perigo de ações arriscadas, como guardar documentos sigilosos em armazenamentos pessoais, é pouco provável que peçam ajuda dos departamentos de TI ou de segurança de TI da organização. Desse ponto de vista, é difícil mudar esse comportamento, pois a pessoa tem um hábito consolidado e pode não reconhecer os riscos associados. Como resultado, a ‘incompetência inconsciente’ é um dos problemas mais difíceis de identificar e resolver com os treinamentos em conscientização em segurança”, comenta Denis Barinov, chefe da Kaspersky Academy.