[ 240,017 page views, 116,787 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 5.966 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar
laptop-2450220_1280.jpg

PMEs temem ransomware, mas 65% não se veem como alvos

A última pesquisa global sobre segurança cibernética da Open Text mostra uma semelhança no que diz respeito a como pequenas e médias empresas (PMEs) e empresas de maior porte — com mais de mil funcionários — pensam sobre ataques de ransomware, incluindo a desconexão sobre quem é um alvo e a crescente preocupação com o uso de inteligência artificial (IA) por operadores de ameaças.

“A convicção de ‘não vai acontecer comigo’ é uma mentalidade arriscada. Os ciberataques têm se tornado cada vez mais comuns e podem ter consequências graves; nenhuma empresa está imune a um ataque”, disse Prentiss Donohue, vice-presidente executivo da OpenText Cybersecurity. “Embora muitas empresas tomem as medidas defensivas certas, como usar controles de acesso, implantar backup e monitoramento de ameaças, uma abordagem de segurança em camadas que inclua educação continua sendo a melhor defesa contra ransomware. A educação contínua dos riscos, bem como das técnicas usadas para perpetuar um ataque, é essencial para evitar ser vítima.”

Veja isso
Ataques a PMEs elevam em 47% total de vítimas de ransomware
PMEs pagaram até R$ 100 mil para recuperar dados, diz pesquisa

Talvez surpreendentemente, 54% das empresas também não pensam que são um alvo de ransomware, apesar de 87% estarem preocupadas com ataques. Mais da metade (57%) das PMEs planeja aumentar seu orçamento de segurança em 2024, sendo que dessas, 40% planejam aumentar os orçamentos entre 5% e 10% e 33%, entre 10% e 20%.

Da mesma forma, 53% das empresas planejam aumentar seu orçamento de segurança, com 37% planejando elevar entre 5% e 10% e 31%, entre 10% e 20%. Além disso, 44% das PMEs planejam aumentar o número de funcionários trabalhando em segurança cibernética, em comparação com 43% das empresas.

Para ter acesso à pesquisa acesse o blog da OpenText.