No mês de maio 331.162 brasileiros foram vítimas das tentativas de fraude de acordo com o Indicador Serasa Experian que mapeia esse tipo de ação. O número indica que a cada 8 segundos alguém tentou aplicar um golpe durante o mês. O principal alvo dos fraudadores foi o segmento de bancos e cartões, com 53,3% do total de tentativas. O estudo analisa números de utilização indevida de identidade como abertura de contas e até mesmo emissão de cartões. Em segunda posição vêm o segmento das Financeiras, com 17,1%, seguido por Serviços, 16,1%, Varejo, 10,6%, e Telefonia, que representa apenas 3% do total das tentativas.
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Em relação à faixa etária, o grupo mais atingido é o que contempla pessoas de 36 até 50 anos. Esta parcela foi vítima 36,1% das tentativas. O público de 26 até 35 anos ocupa a segunda posição do ranking dos mais visados pelos fraudadores, ocupado uma parte de 27,5% do total. Em terceiro lugar, pessoas de 51 a 60 anos, com 14%. Depois, pessoas até 25 anos, com 11,4% e, por fim, o grupo de pessoas acima de 60 anos, com 10,9%.
De acordo com o head de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha é importante que o usuário tenha cuidado ao compartilhar seus dados pessoais: “Os criminosos estão sempre desenvolvendo novas formas de aplicar seus golpes. Cuidar onde insere suas informações e com quem compartilha é fundamental para que se tenha segurança nas transações realizadas. Em caso de compras online, é importante que sempre se confira a procedência dos portais e que se cheque as experiências de outros usuários”.
Segundo a Serasa, quando analisadas as tentativas por regiões, a maior parte acontece no Sudeste, com 52,1%. O Nordeste registrou 17,3%, o Sul 16,6%, o Centro-Oeste 8,9% e o Norte com 6,1%.