4.300 postos de gasolina bloqueados no Irã

Presidente diz que o incidente mostra a necessidade de “prontidão no campo da guerra cibernética”
Paulo Brito
27/10/2021

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, declarou hoje pela manhã que o país precisa se preparar contra ataques cibernéticos: a declaração está relacionada ao ataque sofrido ontem, que bloqueou o abastecimento nos 4.300 postos de gasolina de todo o país. Longas filas continuam a se formar hoje nos postos de gasolina, já que o ataque impede o uso dos cartões emitidos pelo governo para compra de combustível a preço subsidiado. De acordo com relatos da mídia, ao tentar comprar combustível com o cartão de descontos fornecido pelo governo, a mensagem “cyberattack 64441” era exibida na tela, acompanhada da mensagem “Khamenei! Onde está nosso combustível?

Ebrahim Raisi disse que o incidente mostra a necessidade de “prontidão no campo da guerra cibernética”. Falando em uma reunião de gabinete, segundo a agência IRNA, Raisi afirmou que o ataque “teve como objetivo perturbar a vida diária das pessoas para que os perpetradores pudessem alcançar seus objetivos específicos”. O secretário do Conselho Supremo de Regulamentação do Espaço Virtual no Irã, Abul-Hassan Firouzabadi, disse ontem à noite que especialistas estavam consertando o problema e que em breve o processo de reabastecimento voltaria ao normal.

Veja isso
Caos em porto iraniano foi ataque de Israel, diz jornal
Campanha iraniana atingiu VPNs de grandes fornecedores

Até agora, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo incidente, mas o número “64411” já havia aparecido em um ataque em grande escala às ferrovias iranianas em julho deste ano. Especialistas em segurança da informação vincularam esse ataque a um grupo de hackers chamado Indra.

O caos causado pelo ataque cibernético ocorre apenas algumas semanas antes do segundo aniversário da onda de protestos ocorridos em 2019 contra o aumento dos preços dos combustíveis decretado pelo governo.

Com agências de notícias internacionais

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)