380 mil cartões roubados de servidor da British Airlines

Paulo Brito
06/09/2018
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A British Airlines, uma das empresas aéreas mais respeitadas da Europa, comunicou hoje que houve uma invasão num dos servidores que faz reservas e recebe pagamentos tanto do aplicativo móvel quanto do site da companhia. A estimativa é de que o roubo tenha atingido 380 mil cartões de pagamento, entre débito e crédito. O servidor ficou vulnerável e à disposição dos invasores entre o dia 21 de Agosto e ontem, dia 5 de Setembro.

A empresa garantiu que a vulnerabilidade já está eliminada e que os passageiros já podem usar os meios eletrônicos para fazer check-in e para fazerem as compras de passagens. A British emitiu um comunidado ontem em seu site sobre o assunto, alertando os passageiros para que entrem em contato com seus bancos e informem o incidente.

Não é a primeira vez que a British tem problemas desse tipo. Em 2015, houve sumiço de milhagens de clientes cujas contas foram invadidas: é que os clientes usavam ali a mesma senha de serviços que haviam sido invadidos, como emails por exemplo. Este é o comunicado da British, disponível (por enquanto) em seu site:

“Roubo de dados do clientes

Estamos investigando, com urgência, o roubo de dados de clientes de nosso site e de nosso aplicativo para dispositivos móveis. Os dados roubados não incluem detalhes de viagem ou de passaportes.

A partir das 22:58 BST (british standard time) de 21 de agosto de 2018 às 21:45 BST de 5 de setembro de 2018, os detalhes pessoais e financeiros dos clientes que fizeram reservas em nosso site e aplicativo foram comprometidos.

A violação foi resolvida e nosso site está funcionando normalmente. Nós notificamos a polícia e autoridades relevantes.

Lamentamos profundamente a interrupção que esta atividade criminosa causou. Nós levamos a proteção dos dados de nossos clientes muito a sério.

O que fazer se você foi afetado

Se você acredita ter sido afetado por este incidente, entre em contato com seu banco ou emissor de cartão de crédito e siga os conselhos recomendados. Por favor, retorne aqui para mais atualizações. Estaremos atualizando esta página.”

 

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest