A British Airlines, uma das empresas aéreas mais respeitadas da Europa, comunicou hoje que houve uma invasão num dos servidores que faz reservas e recebe pagamentos tanto do aplicativo móvel quanto do site da companhia. A estimativa é de que o roubo tenha atingido 380 mil cartões de pagamento, entre débito e crédito. O servidor ficou vulnerável e à disposição dos invasores entre o dia 21 de Agosto e ontem, dia 5 de Setembro.
A empresa garantiu que a vulnerabilidade já está eliminada e que os passageiros já podem usar os meios eletrônicos para fazer check-in e para fazerem as compras de passagens. A British emitiu um comunidado ontem em seu site sobre o assunto, alertando os passageiros para que entrem em contato com seus bancos e informem o incidente.
“Roubo de dados do clientes
Estamos investigando, com urgência, o roubo de dados de clientes de nosso site e de nosso aplicativo para dispositivos móveis. Os dados roubados não incluem detalhes de viagem ou de passaportes.
A partir das 22:58 BST (british standard time) de 21 de agosto de 2018 às 21:45 BST de 5 de setembro de 2018, os detalhes pessoais e financeiros dos clientes que fizeram reservas em nosso site e aplicativo foram comprometidos.
A violação foi resolvida e nosso site está funcionando normalmente. Nós notificamos a polícia e autoridades relevantes.
Lamentamos profundamente a interrupção que esta atividade criminosa causou. Nós levamos a proteção dos dados de nossos clientes muito a sério.
O que fazer se você foi afetado
Se você acredita ter sido afetado por este incidente, entre em contato com seu banco ou emissor de cartão de crédito e siga os conselhos recomendados. Por favor, retorne aqui para mais atualizações. Estaremos atualizando esta página.”