banner senha segura
senhasegura

3,6 milhões de sites saem do ar por causa do incêndio da OVH

Entre os sites que saíram do ar estão bancos online, serviços de webmail, sites de notícias, comércio eletrônico e muito mais
Da Redação
10/03/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Cerca de 3,6 milhões de sites de 464.000 diferentes domínios saídam do ar a partir da madrugada de hoje por causa do incêndio que destruiu o site SBG2 da OVH em Estrasburgo, França. Um deles é o do Trust Bank, da Argélia, que não tem como atender aos seus clientes até o momento em que este texto foi publicado. Na varredura mais recente de servidores web feita pela empresa de redes Netcraft, mais de 18% dos endereços IP atribuídos à OVH já não respondiam na manhã de hoje.

Entre os sites que saíram do ar estão bancos online, serviços de webmail, sites de notícias, lojas online que vendem EPIs de proteção contra o coronavírus e também sites dos governos de vários países. Entre esses estão o da Justiça Financeira da Polônia, o DGE da Costa do Marfim, o francês Plate-forme des achats de l’Etat, o Centro de Exportação do Governo Galês e o site da Agência de Certificação de Veículos do Governo do Reino Unido, que obteve um novo certificado SSL às 10h e agora está online novamente com uma empresa de hospedagem britânica.

Veja isso
Incêndio destrói data center da OVH, maior hosting da Europa
Apagando uma faísca no incêndio

Embora nenhuma pessoa tenha se ferido, a OVH informou que o incêndio no datacenter SBG2 não foi controlável e nenhum dado poderá ser recuperado. Parte do datacenter SBG1 também foi destruída. Os bombeiros protegeram o SBG3 durante a madrugada e, embora não tenha havido impacto direto do fogo no SBG4, ele também não estava disponível devido ao isolamento de todo o local. Consequentemente, todos os serviços em SGB4 ficaram offline.

Os domínios de primeiro nível mais afetados – o que não é surpresa – foram os “.fr”: sob essa denominação a OVH tem segundo a Netcraft 184.000 sites, debaixo de 59.600 nomes de domínio, representando 1,9% de todos os domínios “.fr”. Havia apenas 24.100 sites “.uk”, em 8.700 domínios exclusivos. A maioria dos sites afetados usa o domínio de nível superior genérico “.com”, sendo esses 880.000 sites em 180.000 domínios.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório