3 milhões de clientes expostos no maior banco da Itália

Paulo Brito
28/10/2019
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Os dados estavam num arquivo gerado em 2015. Mas o banco já passou por um incidente dois anos atrás, quando uma invasão atingiu dados de 400 mil clientes

O gigante bancário italiano UniCredit, maior organização financeira da Itália (mais de duas vezes o valor do Bradesco em ativos), informou hoje que cerca de três milhões de seus clientes foram afetados por uma violação de dados. Ao mesmo tempo, enfatizou que detalhes das contas bancáriasnão foram comprometidos. “A equipe de segurança cibernética do UniCredit identificou um incidente de dados envolvendo um arquivo gerado em 2015, contendo um conjunto definido de aproximadamente três milhões de registros, limitados ao perímetro italiano”, afirmou o benco em comunicado.

Não é a primeira vez que o banco está envolvido em um incidente cibernético. Em Julho de 2017, o UniCredit admitiu que hackers obtiveram dados pessoais e de empréstimos de 400.000 contas de clientes, uma das maiores violações da segurança bancária da Europa naquele ano. O ataque ocorreu em Setembro e Outubro de 2016 e Junho e Julho de 2017, de acordo com um comunicado enviado pelo banco na quarta-feira. O UniCredit só descobriu as violações na última semana de Julho.

No comunicado publicado ontem sobre o atual incidente, o banco informa que “os registros consistem apenas em nomes, cidade, número de telefone e e-mail. Consequentemente, nenhum outro dado pessoal ou qualquer dado bancário que permita acesso a contas de clientes ou transações não autorizadas foram comprometidos”.

O comunicado acrescenta que “o UniCredit iniciou imediatamente uma investigação interna e informou todas as autoridades relevantes, incluindo a polícia. O banco está entrando em contato com todas as pessoas potencialmente afetadas exclusivamente por meio de notificações pelo ou online. Para qualquer dúvida, os clientes podem entrar em contato com a equipe de atendimento ao cliente da UniCredit ou ligar para 800 323285”.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest